Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/389
Title: A influência dos princípios éticos na atuação profissional do gestor: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Almeida, Milena Bahiense
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Ética;Administração;Gestão;Gestor Moderno;Ética do Cuidar;ÉTICA E GESTÃO;Ethics;Administration;Management;Modern Manager;Care Ethics
Issue Date: 18-Jan-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALMEIDA, Milena Bahiense. A influência dos princípios éticos na atuação profissional do gestor: um estudo de caso. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Em um novo tempo, em que o mundo passa por profundas transformações, discorrer sobre a ética, em âmbito geral, e a ética a partir dos gestores que são condutores organizacionais, é de grande importância pela proposta de reflexão dos valores numa era globalizada marcada pela competitividade mercadológica no campo da administração. O presente estudo teve como objetivo geral investigar se o perfil ético do gestor tem influência no ambiente onde está inserido. De acordo com os objetivos delineados, este estudo define-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, participante e descritiva, uma vez que deseja aprofundar-se na temática levantada, visando proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Por estar restrita a análise ética a partir do exemplo do gestor em um grupo de empresas de um município do interior da Bahia, trata-se de um estudo de caso. Desta forma, a metodologia de investigação proposta refere-se à pesquisa qualitativa com suporte de entrevista semiestruturada com o gestor, versando sobre a influência dos princípios da Ética do Cuidar na atuação profissional do gestor moderno, cujo instrumento de investigação dos dados coletados foi à análise de conteúdo de Bardin à luz da Teoria das Representações Sociais. Verificou-se, na pesquisa, a importância do perfil e atuação ética do gestor, e sua influência no ambiente organizacional interno e externo, visto que as entidades significativas na existência da empresa tendem a olhar para os gestores como modelos de comportamento. O estudo apresenta ainda o desafio do gestor moderno em vencer as diversas provocações impostas pelas mudanças ocorridas no mundo globalizado, considerando a responsabilidade socioambiental que é originária de uma postura ética.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/389
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
almeida_mb_tmp262.pdf10.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.