Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/388
Title: O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
metadata.dc.creator: Soares, Roberto Luís de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
Keywords: Trabalho docente;Saúde;Condições de trabalho;Bem e mal-estar;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Teaching job;Health;Working conditions;Malaise
Issue Date: 25-Jan-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOARES, Roberto Luís de Oliveira. O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa é um estudo das relações entre o processo de trabalho docente, e as reais condições sob as quais ele se desenvolve. O cotidiano tem mostrado que os docentes estão passando por um processo de adoecimento físico e mental no exercício da docência. Essa realidade se constitui em um desafio e uma necessidade de análise para se entender o processo saúde-doença e condições de trabalho docente. As mudanças verificadas no contexto social e econômico mundial, em particular nas últimas décadas, têm tido impacto direto na escola e produzido efeitos perversos na vida dos docentes, que se vêem pressionados pela sociedade, no sentido de cumprirem um papel que, não se encontra em sintonia com a realidade. Proceder a uma análise minuciosa da presente crise, reveladora de sua verdadeira amplitude; questionar o impasse atual e repensar caminhos mais saudáveis para a docência, são algumas das propostas desta pesquisa. Nesse sentido, para dar conta desses objetivos, apoio-me em autores como António Nóvoa, Miguel Arroyo e Christophe Dejours, para dar suporte à análise das questões abordadas na pesquisa. Pensar em qualidade de ensino remete-nos a uma análise mais complexa do campo educativo e isso implica pensar o sistema massificado, as relações de trabalho e o bem-estar docente.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/388
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
soares_rlo_tmp272.pdf475.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.