Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/387
Title: O adolescente infrator interno pelo estatuto da criança e do adolescente e o aconselhamento psicológico pastoral
metadata.dc.creator: Nilsson, Werno
metadata.dc.contributor.advisor1: Pauly, Evaldo Luis
Keywords: Adolescente infrator interno;Doutrina da proteção integral;Aconselhamento psicológico pastoral;Assistência religiosa;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Internal infractor adolescent;Full protection doctrine;Pastoral psychological counseling;Religious assistance
Issue Date: 15-Aug-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: NILSSON, Werno. O adolescente infrator interno pelo estatuto da criança e do adolescente e o aconselhamento psicológico pastoral. 2007. 69 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa servirá como manual para o Aconselhamento Psicológico Pastoral do Adolescente Infrator Interno com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. A primeira parte aborda o antigo Código de Menores e suas restrições. Em seguida a inovação do Estatuto quanto a proteção integral do Adolescente, principalmente do infrator interno. A nova visão global e a intenção do legislador, avançada para o tempo em que foi lançado, para a defesa e a reeducação do infrator. O fato da proteção e prioridade integral do adolescente ser matéria constitucional e o Estatuto sua regulamentação. O aconselhamento psicológico pastoral do adolescente infrator interno com base na Constituição e no ECA que garantem seu direito à assistência religiosa. O aconselhamento psicológico pastoral sob o enfoque jurídico e a viabilidade de efetuá-lo. Algumas idéias de como aperfeiçoar esta arte de aconselhamento pelo amor, dedicação e vocação. Todos os envolvidos na reeducação do adolescente infrator, direta ou indiretamente, podem fazer a diferença. Evitar a construção de novos presídios e sua superlotação. É o que se almeja com o trabalho de aconselhamento psicológico pastoral. Há um forte enfoque jurídico da assistência religiosa como princípio Constitucional, regulamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente e a maneira de realizá-la pelo Aconselhamento Psicológico Pastoral.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/387
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nilsson_w_tmp56.pdf388.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.