Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/386
Title: Organização social indígena da tribo Pakaanóva do município de Guajará-Mirim - Rondônia
metadata.dc.creator: Bernardo, Ismael Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Organização Social Indígena;Indígenas Pakaanóva;Divisão de trabalho;ÉTICA E GESTÃO;Indigenous Social Organization;Pakaanóva Indigenous People;Division of Work
Issue Date: 30-Mar-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: BERNARDO, Ismael Ferreira. Organização social indígena da tribo Pakaanóva do município de Guajará-Mirim - Rondônia. 2013. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva a realização de um estudo sobre a organização social indígena dos Pakaanóva do município de Guajará-Mirim, estado de Rondônia. A abordagem temática do presente trabalho é a organização social indígena. Seu objeto de estudo é descrever o contexto e a variabilidade de novas configurações da sociedade indígena, ou seja, a nova base de organização social na tribo Pakaanóva. Como objetivos específicos, este estudo busca verificar a relação entre configurações recentes da socialização indígena atual e suas versões tradicionais e estabelecer comparações entre a organização social tradicional com o atual modelo indígena da tribo Pakaanóva. A população indígena apresenta vários modelos de organização, essa distinção está supostamente ligada aos processos geográficos, civilizatório e étnico. Conforme as literaturas indígenas, o líder maior que existe na tribo é o cacique, que coordena toda tribo e o pajé que é responsável por processos rituais e é o xamã existente na tribo. Organização indígena é a forma como o indígena organiza os seus trabalhos e divide a sua responsabilidade, isso faz parte da luta do cotidiano e da vida coletiva. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa bibliográfica, com enfoque nos povos indígenas e principalmente sobre a etnia Pakaanóva. As informações foram coletadas através de livros, revistas, artigos, dissertações e materiais disponibilizados na rede mundial de computadores. A conclusão apresentada neste trabalho revela que os indígenas Pakaanóva, apesar das adversidades ainda persistem e tentam conservar suas instituições sociais, econômicas, culturais e políticas, mesmo que parcialmente.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/386
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bernardo_if.pdf504.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.