Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/385
Title: Adolescer em um contexto fundamentalista pentecostal gaúcho
metadata.dc.creator: Lirio, Luciano de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Adolescência;Fundamentalismo;Pós-Modernidade;Pentecostal;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Adolescence;Fundamentalism;Pentecostal;Postmodernity
Issue Date: 5-Jun-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIRIO, Luciano de Carvalho. Adolescer em um contexto fundamentalista pentecostal gaúcho. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi realizado com o apoio do CAPES Brasil e propõe uma reflexão sobre a adolescência vivida num contexto fundamentalista pentecostal gaúcho, adotando como parâmetro a Igreja Batista Conservadora, tendo como objetivo específico conceituar o que é ser adolescente nessas igrejas que surgem num cenário religioso brasileiro neopentecostal, pós-moderno e pluralista, mas que evocam um pertencimento ao movimento pentecostal clássico iniciado no país há um século. As múltiplas adolescências vividas nos espaços religiosos fundamentalistas são analisadas no primeiro capítulo, sendo mais específico numa denominação nascida no Rio Grande do Sul. Observando que manifestações culturais se produzem nesse cenário, são utilizadas como referencial teórico-metodológico contribuições da Psicologia, da Sociologia, das Ciências Biológicas e sua articulação com a Teologia e a Pedagogia sob perspectiva pós-moderna. O segundo capítulo propõe uma reflexão sobre o fundamentalismo e a sua influência nos adolescentes pentecostais gaúchos, tendo como objetivo específico analisar como os adolescentes constroem e compartilham formas particulares de entender o mundo globalizado, compreendem a realidade que se desenha à sua volta e expressam a fé em um contexto fundamentalista gaúcho. No terceiro capítulo o fundamentalismo é analisado no recorte cristão protestante pentecostal, reconhecendo que existem outras matizes fundamentalistas e delimitando o perímetro da pesquisa. Foi realizada pesquisa social a fim de aferir a realidade vivenciada pelos adolescentes em um contexto fundamentalista pentecostal gaúcho.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/385
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lirio_lc_tm265.pdf930.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.