Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/384
Title: Aspectos éticos na doação de órgãos: percepção dos familiares de pacientes com morte encefálica
metadata.dc.creator: Amorim, Tatiana Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Doação de órgãos;Autorização da família;Morte encefálica;ÉTICA E GESTÃO;Organ donation;Family authorization;Brain death
Issue Date: 2-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: AMORIM, Tatiana Lima. Aspectos éticos na doação de órgãos: percepção dos familiares de pacientes com morte encefálica. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A possibilidade da substituição de órgãos e tecidos que estão comprometidos por outros que estão com suas funções vitais adequadas para o corpo humano, acontece por um principal objetivo, preservar a saúde do homem buscando maior sobrevida e principalmente proporcionando melhor qualidade de vida. O trabalho aborda o assunto doação de órgãos, onde será explorado o tema relacionando à percepção da família sobre morte encefálica e os impedimentos para a doação, tendo como principal objetivo conhecer as principais dificuldades e fatores que impedem os familiares de pacientes com morte encefálica autorizarem a doação de órgãos. Foram analisados 66 prontuários de prováveis doadores (pacientes com Morte encefálica), sendo 36 prontuários do ano de 2010 e 30 prontuários do ano de 2011. No entanto dos 66 prováveis doadores, foram doados os órgãos de apenas 16 pacientes, dos demais prováveis doadores (50 pacientes) não aconteceram as doações, houve recusa por parte da família, 46% alegaram que não tiveram informações sobre o que estava acontecendo, que houve pouco diálogo dos profissionais com a família e que principalmente o atendimento inicial na emergência não teve humanização. São muitas dúvidas que acometem as famílias em todo o processo, referente à morte encefálica, a liberação do corpo e outros questionamentos que surgem, porém quando os familiares são esclarecidos e informados pela equipe de saúde gera uma satisfação quanto ao atendimento prestado durante o período de internação do paciente, proporcionando assim um conforto às famílias e, consequentemente, auxiliando na diminuição da dor e do sofrimento.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/384
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amorim_tl_tmp289.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.