Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/38
Title: | O processo educativo e a formação identitária |
metadata.dc.creator: | Penno, Rosemeri Galvão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Valburga Schmiedt |
Keywords: | Identidade;Processo educativo;Formação identitária;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Identity;Educational process;Formation of identity |
Issue Date: | 25-Feb-2009 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | PENNO, Rosemeri Galvão. O processo educativo e a formação identitária. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente dissertação visa explorar as implicações do processo educativo na formação identitária, discorrendo sobre o processo de construção e desenvolvimento da identidade e sua relação com o processo educativo. Para tanto, utilizou-se como marco teórico o conceito de identidade de Roberto Daunis, sendo abordados os conceitos de "eu", "self" e individuação para a compreensão da identidade. Utilizando os pressupostos da estruturação da personalidade dados pela teoria psicanalítica freudiana, a qual determina e fundamenta ativamente a estruturação dialética da identidade, corroborando que personalidade e identidade são estruturas concomitantes, foi dada ênfase às fases psicossexuais do desenvolvimento e a estruturação da psique em ego, superego e id. Baseando-se também nos conceitos de identidade narrativa de Paul Ricoeur, discorre-se sobre as três fases fundamentais para a elaboração da identidade, a saber: a introjeção, a identificação e a identidade. A partir dessa extensa base teórica que fornece subsídios para compreensão da formação identitária, seguiu-se com a análise das implicações do processo educativo na construção identitária, baseando-se na compreensão de que a constituição do ser esbarra, incondicionalmente, nas teorias da educação e aprendizagem e no entendimento do seu caráter ideológico. Sobre as teorias da educação, procurou-se destacar o lugar do currículo na aprendizagem, a influência das instâncias culturais e os tipos de estilos educativos e suas influências, discorrendo-se também sobre as metas educativas. Constou-se que a construção da identidade se relaciona diretamente ao processo educacional, uma vez que os esforços educacionais têm como ponto de gravitação a busca do bem-estar integral dos alunos em conjunto com a educação familiar, que possui especial papel e influência no desenvolvimento da identidade. Por fim, discorre-se sobre as implicações, influências e conseqüências do processo educativo para a formação da identidade, trazendo as contribuições da psicologia da educação de Reinhard e Anne Marie Tausch, os quais enfatizam as características da personalidade como objetivo educacional. Conclui-se que as práticas familiares aliadas ao trabalho na escola criam outras possibilidades de comunicação nas quais todos aprendem, reavaliando valores e vivenciando novas experiências comunitárias. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/38 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
penno_rg_tmp48.pdf | 396.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.