Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/379
Title: A práxis diaconal como resposta cristã à epidemia de HIV/AIDS
metadata.dc.creator: Aguiar, Rogério Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Valburga Schmiedt
Keywords: Casa Fonte Colombo;Práxis Diaconal;Vulnerabilidade;HIV/Aids;TEOLOGIA PRÁTICA;Casa Fonte Colombo;Diaconal Practice;Vulnerability;HIV/AIDS
Issue Date: 26-Feb-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: AGUIAR, Rogério Oliveira de. A práxis diaconal como resposta cristã à epidemia de HIV/AIDS. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a práxis diaconal como ação cristã de assistência, cuidado e transformação de uma realidade que estigmatiza as pessoas vivendo com HIV/Aids. Para isso, foi realizada uma análise do trabalho desenvolvido pelos Freis Capuchinhos na Casa Fonte Colombo (Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva HIV), na cidade de Porto Alegre RS. Esse trabalho é analisado a partir de cinco pilares específicos: Prevenção, acolhida, reestruturação dos laços familiares, reinserção social e incidência política. A pesquisa tem o intuito de identificar, no serviço prestado pela CFC, a diaconia em suas dimensões: profética, libertadora e política, devidamente embasada em fundamentações bíblicas e teológicas. O conceito de libertação é apresentado como oposição à situação de vulnerabilidade imposta pelo sistema opressor, baseado em uma teologia que prioriza a assistência às pessoas estigmatizadas e socialmente excluídas. A práxis diaconal é apresentada como oposição às teologias que se baseiam em leituras conservadoras e fundamentalistas de textos bíblicos, estigmatizando e culpabilizando as pessoas vivendo com HIV/Aids. As ações descritas nessa pesquisa apontam para a solidariedade como resposta concreta ao amor de Deus pela humanidade, ações proféticas, reconciliadoras, libertadoras e, consequentemente, diaconais.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/379
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aguiar_ro_tm260.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.