Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/378
Title: Educar por competências: ressignificando o ensino religioso
metadata.dc.creator: Scussel, Marcos André
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Ensino Religioso;Educação;Fenômeno religioso;Competências;ENEM;Matriz curricular;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Religious education;Education;Religious phenomena;Competences;ENEM;Curricular matrix
Issue Date: 12-Mar-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: SCUSSEL, Marcos André. Educar por competências: ressignificando o ensino religioso. 2013. 183 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: É possível um Ensino Religioso por competências e que competências são necessárias serem desenvolvidas neste componente curricular para que ele contribua para a formação plena do educando? Essa é a questão central desta tese. Em busca de respostas trilhou-se o caminho do Ensino Religioso e da educação. O contexto pessoal e o espaçotempo do Ensino Religioso foram os pontos de partida. Revisitou-se a História do Ensino Religioso no Brasil em suas diferentes fases e as mudanças que a LDB 9.394/96 e a Lei 9.475/97 trouxeram para esse componente. Buscou-se interfaces de diálogo entre a Teologia, as Ciências da Religião e o Ensino Religioso. Foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso e as diretrizes e os programas de oito estados e cinco municípios, que estavam disponibilizados no site do GPER, identificando se apresentavam ou estavam organizados por competências. Esses elementos contribuíram para a compreensão do espaçotempo do Ensino Religioso que continua em busca de afirmação. Num segundo momento olhou-se para o contexto da educação. Segundo a legislação brasileira, os fins da educação devem ser o pleno desenvolvimento do ser humano, sua formação integral e a formação para a cidadania. Diante do contexto atual, o ensino por competências apresenta-se como uma resposta para os desafios da educação contemporânea. Aprofundou-se a temática das competências a partir dos estudos de Perrenoud, Zabala e Sacristán. Analisou-se o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, por ser um sistema que avalia competências. Foram apresentados alguns dos elementos do fenômeno religioso presentes nas 1.633 questões publicadas em quatorze anos do ENEM de 1998 a 2011. Ao encontrar conhecimento religioso na avaliação de competências gerais da educação inferiu-se a possibilidade de desenvolver um Ensino Religioso centrado no desenvolvimento de competências. Essa reflexão foi desencadeada no terceiro momento da tese. Também foi analisada a Matriz Curricular de Ensino Religioso da UMBRASIL. Num processo de análise-autoria, partilhou-se a caminhada de construção, os resultados parciais e a redação final. A partir dessa experiência de construção e das competências avaliadas com conhecimento religioso inferiu-se sobre a possibilidade de construção de referenciais para uma matriz de competências no Ensino Religioso. Concluiu-se que o Ensino Religioso pode e deve contribuir na formação integral do ser humano e na formação para a cidadania. Seguiu-se com a possibilidade de desenvolver competências no Ensino Religioso e de construir uma Matriz de Referência. A partir da Matriz do ENEM: dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação e elaborar propostas, foram elaboradas cinco macrocompetências para serem desenvolvidas no Ensino Religioso.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/378
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
scussel_ma_td119.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.