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dc.creatorBurdelak, Cristiano Cesar
dc.date.accessioned2016-07-25T15:30:38Z-
dc.date.available2013-08-17
dc.date.available2016-07-25T15:30:38Z-
dc.date.issued2013-07-29
dc.identifier.citationBURDELAK, Cristiano Cesar. O Pessach ontem e hoje. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/367-
dc.description.abstractThis paper is a bibliographical historical analysis of the theme Pessach yesterday and today . At the first moment, the Pessach will be detailed in its historical evolution showing the origins and practice of this celebration, presuming the influence of other peoples which reflected such customs, and thus proceeded from these origins, including other literature throughout history. Following this, some attributes of Pessach will be presented, being pointed out in a certain organization to preserve the continuity of this tradition, which was given to the Jewish people, in as much as these characteristics were added lending to new interpretations in the occasions of the moments with the circumstances of the environment. The central proposal are the typological analogies of the historical readings with the prophetic ones, where everything took place centered on the paschal lamb as the redemptive sacrifice. After the destruction of the second Temple, the Pessach begins to gain ressignifications, for the traditional Jews as well as for the Messianic Jews and the Christians, having prophetic fulfillment in various characteristics connected to this sphere. The goal of this paper is to seek to recover the knowledge of the times and thus understand why the lamb was not only for the Exodus but was for all times. Thus, the families would meditate, retrospectively, on their liberation (believed by the traditional Jews). The act, on the other hand, talked prospectively of a total liberation, which would emerge from the sacrificial death of the Lamb of Pessach (Yeshua Ha Mashiach, believed by the Messianic Jews and the Christians) which, taking place once in history, would originate the finished redemption, no longer necessitating any further spilling of blood of the paschal Lamb.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPessachpor
dc.subjectPáscoapor
dc.subjectFesta judaicapor
dc.subjectLEITURA E ENSINO DA BÍBLIApor
dc.subjectPessacheng
dc.subjectEastereng
dc.subjectJewish celebrationeng
dc.titleO Pessach ontem e hojepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Dreher, Carlos Arthur
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756558505345369por
dc.description.resumoUma análise histórica bibliográfica do tema O Pessach ontem e hoje . Em primeira instância, o Pessach será detalhado em sua evolução histórica, mostrando as origens e a prática desta celebração, na presunção da influência de outros povos que refletiram tais costumes e, assim prosseguiu destas procedências, abrangendo outras leituras no decorrer da história. Em seguida, serão expostos alguns atributos de Pessach, sendo apontados em uma organização para preservar a continuidade desta tradição, dada ao povo judeu, tanto que, estas características somaram para novas interpretações nas ocasiões dos momentos com as circunstâncias do âmbito. A proposta central são as analogias tipológicas das leituras históricas com as proféticas, onde tudo ocorria em torno do cordeiro pascal como sacrifício redentor. Após a destruição do segundo Templo, o Pessach começa a ter ressignificações, tanto para judeus tradicionais quanto para judeus messiânicos e cristãos, tendo cumprimento profético em várias características ligadas a esta esfera. O alvo deste trabalho é procurar recuperar o conhecimento dos tempos e assim entender o porquê o cordeiro não era somente para o Êxodo, mas para todos os anos. Assim sendo, as famílias meditariam, retrospectivamente, na sua libertação (crido pelos judeus tradicionais). Este ato por vez, falava prospectivamente de uma total libertação, que surgiria pela morte sacrificial do Cordeiro de Pessach (Yeshua Ha Mashiach, crido pelos judeus messiânicos e cristãos) que, uma vez exercida na história, originaria redenção conclusa, não sendo mais necessário qualquer novo derramamento de sangue do cordeiro pascal.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665186769415746por
dc.contributor.advisor1Schmitt, Flavio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121por
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