Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMascarenhas, Ana Sheila Soares
dc.date.accessioned2016-07-25T15:29:28Z-
dc.date.available2013-08-17
dc.date.available2016-07-25T15:29:28Z-
dc.date.issued2013-01-07
dc.identifier.citationMASCARENHAS, Ana Sheila Soares. As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/366-
dc.description.abstractThis study is a reflective narrative of my experiences from training and professional work as a teacher of English in public schools in Feira de Santana, Bahia, with focus and focus on Program A gestate in each school (Learning Management school - gestate). Under a critical bias, analyzing the importance of Community Education, Religious Education, teaching practice and knowledge needed for teaching language from the perspective of being a teacher and his relationship with the construction of a professional identity and its dimension. This work aims to reflect the importance of training and upgrading of teachers, as well as highlight the proactive stance of a teacher researcher emphasized by researcher Stella Maris Bortoni-Ricardo, seeking a praxis that involves skill, knowledge of new technologies, respect, creativity , critical analysis, teamwork and autonomy.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectEducação Comunitáriapor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectPortuguese Languageeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogical Practiceseng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectCommunity Educationeng
dc.titleAs interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoO presente estudo consiste numa narrativa reflexiva a partir das minhas experiências de formação e atuação profissional como docente de língua portuguesa da rede pública de ensino em Feira de Santana, na Bahia, com foco e enfoque no Programa Um gestar em cada escola (Gestão de Aprendizagem Escolar GESTAR). Sob um viés crítico, analisando a importância da Educação Comunitária, o Ensino Religioso, as práticas pedagógicas e os saberes necessários para o ensino de língua materna a partir da visão do que é ser docente e sua relação com a construção de uma identidade profissional e sua dimensão. Este trabalho visa refletir a importância da formação e da atualização do docente, bem como ressaltar a postura pró-ativa de um docente pesquisador enfatizada pela pesquisadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, buscando uma práxis que envolva competência, conhecimento das novas tecnologias, respeito, criatividade, análise crítica, trabalho em grupo e autonomia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827990694943919por
dc.contributor.advisor1Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024105249647787por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mascarenhas_ass_tmp253.pdf665.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.