Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/361
Title: Percursos religiosos e adesão: comunidades urbanas da IECLB como estudo de caso
metadata.dc.creator: Bartz, Alessandro
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Adesão;Pertencimento;Mobilidade religiosa;Luteranismo;Pluralismo religioso.;Adhesion;Belonging;Religious mobility;Lutheranism;Religious pluralism
Issue Date: 27-Mar-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: BARTZ, Alessandro. Percursos religiosos e adesão: comunidades urbanas da IECLB como estudo de caso. 2013. 349 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A mobilidade religiosa é um fenômeno recente e se configura num dos principais fatores que modificam o campo religioso brasileiro, o qual pode ser caracterizado por um quadro de diversificação e pluralismo religioso. Na modernidade, as modificações no campo produzem novas configurações da religião, do crer e do pertencimento. As igrejas tradicionais são alcançadas por essas movimentações, especialmente, no âmbito urbano. Nesse sentido, esta tese versa sobre a adesão à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) em comunidades urbanas, através de uma pesquisa empírico-qualitativa que aborda os percursos religiosos e modalidades de pertencimento e adesão em três comunidades, as quais serviram como estudo de caso. Além dos percursos religiosos, buscamos decifrar as motivações, os níveis de participação e integração, a relação exclusiva ou dúplice com a comunidade religiosa escolhida. Problematizamos o fenômeno da migração religiosa através de conceitos como conversão, passagem ou adesão, num campo religioso em que a adesão por atribuição perde espaço para a adesão adquirida. O levantamento de dados aponta para uma mobilidade religiosa que proporciona diferentes modalidades de agregação e pertencimento compreendidas pela nova identidade religiosa, evidenciando adesões pela família (Sapucaia do Sul/RS), individuais (São Luís/MA), ou momentâneas, parciais e móveis (Rio de Janeiro/RJ). Identificamos que a migração e adesão religiosa, nessas comunidades, através da família ou da escolha pessoal, revelam que o elemento transmissor da religião não mais ocorre através dos laços simbólicos, como a tradição e a etnicidade, o que evidencia uma Igreja que, paulatinamente, vai se modificando, no contexto brasileiro, substituindo esses elementos tradicionais de adesão, pelo teológico e confessional, como proposta eclesial aberta e universal. Nesse sentido, com base nos estudos de caso, elencamos desafios e oportunidades para comunidades urbanas da IECLB, que ao receber pessoas com percursos religiosos dinâmicos e acentuados, torna-se um lugar religioso escolhido para a vivência da fé.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/361
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bartz_a_td115.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.