Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/36
Title: Análise de duas práticas pedagógicas no ensino superior tecnológico : interdisciplinaridade ou problematização?
metadata.dc.creator: Santos, Maria Célia Calmon
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Ensino Superior;Metodologia;Interdisciplinaridade;Tecnologia;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Higher education;Methodology;Interdisciplinarity;Technology
Issue Date: 19-Dec-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Maria Célia Calmon. Análise de duas práticas pedagógicas no ensino superior tecnológico : interdisciplinaridade ou problematização?. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como contexto o estudo de duas práticas pedagógicas interdisciplinares adotadas pela Instituição de Ensino Superior em tecnologia pesquisada. Buscou conhecer a experiência da Instituição e refletir sobre o significado dessas práticas na formação de tecnólogo, assim como sobre como tornar eficientes essas práticas adotadas, a partir da integração das disciplinas e dos conteúdos curriculares nos semestres estudados pelos alunos. Parte da necessidade de aprofundamento do conhecimento a cerca dessas práticas pedagógicas que utilizam estratégias de trabalho com projetos interdisciplinares no ensino superior tecnológico, bem como da problematização de conteúdos disciplinares voltados à realidade do mundo do trabalho, que aproximam o aluno do contexto profissional. O estudo se identifica com uma estratégia metodológica denominada de Metodologia da Problematização, aproximando-se assim de uma proposta curricular mais adequada à formação do tecnólogo, pois parte da vivencia num contexto de estudo que terá de problematizar e buscando construir seus estudos de maneira mais flexível, além de construir conhecimento teórico e prático sólidos durante a formação. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa e buscou estudar os aspectos ligados à aprendizagem do aluno, a integração curricular, mostrando de que maneira a influência das novas tecnologias reflete o currículo de uma instituição de ensino superior, fazendo que com que esta se adapte ao contexto da era pós-moderna. O instrumento de coleta e dados utilizados para análise foi o questionário e entrevistas semi-estruturadas com os alunos participantes da pesquisa, coordenadores da instituição de ensino e responsável na empresa. Percebemos que as práticas contribuíram na formação dos tecnólogos da IES e identificamos vantagens, desvantagens e limitações em sua operacionalização. Finalizamos apresentando a análise dos resultados, pontuando como as práticas se mostram como complementares na construção de uma identidade curricular para uma sólida formação dos Tecnólogos na Instituição.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/36
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_mcc_tmp68.pdf782.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.