Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/356
Title: | Corpo: trajetos e novos jeitos de ver e produzir o corpo na escola |
metadata.dc.creator: | Ludwig, Gilberto Luiz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Klein, Remi |
Keywords: | Corpo;Filosofia;Cristianismo;Escola;Disciplinamento;EDUCAÇÃO E RELIGIÃO;Body;Philosophy;Chrisitianity;School;Discipline |
Issue Date: | 25-Feb-2013 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | LUDWIG, Gilberto Luiz. Corpo: trajetos e novos jeitos de ver e produzir o corpo na escola. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | Análise sobre como o corpo é tratado na escola a partir de práticas pedagógicas e disciplinares. A primeira parte trata da herança filosófica que é um dos vetores que ajudou a forjar o conceito de corpo da civilização ocidental. A segunda parte traz a herança da tradição hebraico-cristã que também sustentará as práticas da cultura ocidental em torno do corpo e da corporeidade. A terceira parte se ocupará do lugar e do trato que se dá para o corpo na escola com suas práticas pedagógicas. O discurso que se elaborou historicamente em torno do corpo de forma predominante e dominante sempre foi o de submeter o corpo, pelo desprezo e pelo disciplinamento, aos ditames de quem tem o poder socioeconômico e político-cultural. A escola tornou-se um fiel aliado desse propósito. Necessário se torna, então, resgatar conceitos e práticas que forjaram a civilização ocidental e possibilitar novas abordagens sobre o corpo, mudando concepções e práticas hodiernas, inclusive, em sala de aula, resgatando a dignidade do corpo, a dignidade do ser humano. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/356 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ludwig_gl_tm261.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.