Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/351
Title: O HIV na visão de um grupo de líderes religiosos de São Leopoldo-RS
metadata.dc.creator: Estrella, Fernanda Adriane de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Musskopf, André Sidnei
Keywords: HIV/AIDS;Grupo de visitadores;Hospital Centenário;HIV/AIDS E TEOLOGIA;HIV/AIDS;Group of visitors;Hospital Centenário
Issue Date: 13-Dec-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: ESTRELLA, Fernanda Adriane de Castro. O HIV na visão de um grupo de líderes religiosos de São Leopoldo-RS. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Os últimos 30 anos foram marcados pelo surgimento da maior epidemia que a humanidade tem conhecimento: um vírus mortal causador de milhões de óbitos em todas as partes do mundo, mas que ao mesmo tempo trouxe para todos um momento de reflexão e análise de atitudes e comportamento, além do preconceito e estigma causados pelos seus sinais e sintomas. No inicio da epidemia vários setores da sociedade fizeram as suas manifestações, infelizmente a maioria estabelecendo marcas que o tempo não consegue apagar. A AIDS foi definida como doença de drogados, homossexuais, prostitutas e imigrantes, e com isto as pessoas ficaram e ainda permanecem marcadas com este estigma social. Praticamente todas as cidades do país tem portadores do vírus entre os seus habitantes. De 1980 a junho de 2011. no Brasil, foram notificados 608.230 casos de AIDS. A cidade de São Leopoldo-RS não é diferente, sendo que nos últimos anos permanece entre as 10 cidades gaúchas com o maior número de casos de AIDS. Nesta realidade local encontramos um hospital geral no qual atua um grupo de religiosos cristãos que diariamente visita pacientes internados aconselhando, levando a palavra de compreensão e amor ao próximo. Deste grupo. 23 integrantes participaram de uma pesquisa a respeito da epidemia da AIDS. abordando aspectos como: o que pensam, como encaram, como sua igreja atua na problemática do HIV/AIDS. Os pesquisados são representantes das Igrejas Católica. Luterana, Pentecostal. Assembleia de Deus e Deus é Amor. Ao longo das respostas podemos ver que o tempo não passou, pois os mesmos pensamentos do início da epidemia como morte, pecado, culpa, preconceito e estigma estão vivos como nos primeiros casos e primeiras manifestações religiosas sobre esta problemática mundial.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/351
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
estrella_fac_tmp245.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.