Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/350
Title: A escola bíblica dominical atuando na provenção do HIV/AIDS: um estudo a partir da Igreja Evangélica Assembleia de Deus
metadata.dc.creator: Santana, Sonia Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Musskopf, André Sidnei
Keywords: HIV/AIDS;Prevenção;Escola Dominical;Educação Cristã;Assembleia de Deus;HIV/AIDS;HIV/AIDS Prevention;Sunday school;Christian Education;Assembly of God;HIV/AIDS E TEOLOGIA
Issue Date: 7-Jan-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTANA, Sonia Carvalho de. A escola bíblica dominical atuando na provenção do HIV/AIDS: um estudo a partir da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O objeto desta investigação é o espaço da Escola Dominical (ED) como um local de potencialidade para abordar e desenvolver prevenção em HIV/AIDS. Os objetivos específicos foram conhecer a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (AD), a Escola Dominical, seu currículo e como o HIV e a AIDS são/ ou podem ser abordados em seu conteúdo curricular de maneira a refletir na vivência e no cotidiano das relações afetivas. Para tanto, foi realizada pesquisa de revisão de literatura descritiva, exploratória e quantitativa sobre a Igreja e Escola Dominical, conteúdo curricular, prevenção em HIV/AIDS. De maneira sucinta são apresentados fatos relacionados à historicidade da Assembleia de Deus no Brasil, sua origem e abordagens teológicas, bem como a ênfase dada à prevenção do HIV/AIDS. Também é discutida a origem da Escola Dominical no mundo, no Brasil, em especial na Assembleia de Deus, sua forma organizacional, burocrática e administrativa, com destaque ao modelo curricular e conteúdo abordado nas diversas faixas etárias que se apresenta. Com isso, procura-se perceber a ocorrência e enfoque dado à abordagem sobre a epidemia de HIV/AIDS. De maneira geral a abordagem relacionada à historicidade destaca a figura dos expoentes Daniel Berg e Gunnar Vingren como fundadores da AD no Brasil. Em relação à Escola Dominical observou-se que sua origem praticamente acompanha a origem da igreja no Brasil. Ela utiliza conteúdo curricular orientado pelo Setor de Educação Cristã, disponibilizado às faixas etárias do maternal ao adulto. Utiliza para isso material padronizado e impresso pela casa Publicadora da Assembleia de Deus, chamado Lições/ Revista da Escola Dominical. É incentivado o aperfeiçoamento de professores da ED através de encontros e cursos específicos e ou literatura impressa. Quanto ao enfoque dado ao vírus HIV e AIDS observou-se que no currículo apresentado não há manifestação relacionado à atuação da ED com relação à prevenção. Quando ocorre abordagem frente a doenças, o mesmo se dá de maneira implícita, num contexto geral sem especificidade direta. Dessa forma, é possível inferir sugestão de conteúdo para possíveis abordagens.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/350
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santana_sc_tmp266.pdf668.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.