Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/348
Title: Espiritualidade terapêutica: critérios da logoterapia aplicados na Lectio Divina para reabilitação de adictos
metadata.dc.creator: Paula, Darlei de
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Espiritualidade Terapêutica;Logoterapia;Lectio Divina;Biblioterapia;TEOLOGIA PRÁTICA;Spiritual Therapeutic;Logotherapy;Lectio Divina;Bibliotherapy;Practical Theology
Issue Date: 6-Dec-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: PAULA, Darlei de. Espiritualidade terapêutica: critérios da logoterapia aplicados na Lectio Divina para reabilitação de adictos. 2012. 227 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Diante do desafio de nosso tempo em relação a problemática do abuso no uso das drogas cresceu a oferta de atendimentos e internações em comunidades terapêuticas para a reabilitação das pessoas atingidas por esse mal. Conforme a legislação vigente sobre a saúde mental, esse espaços terapêuticos devem proporcionar um momento de Espiritualidade em seus programas de atendimento. A Igreja Católica Apostólica Romana dispõe da Pastoral da Sobriedade, um departamento que destina-se a cuidar do assunto de apoio a reabilitação de adictos. Muitos agentes de pastoral se dedicam a tarefa de fazer o acompanhamento junto a essas comunidades terapêuticas. Contudo, nem todos possuem indicações claras de como devem agir em suas atividades direcionadas à reabilitação. Nossa tese visa responder a questão: como proporcionar um momento de Espiritualidade a partir da Lectio Divina respeitando critérios terapêuticos que articulem o momento de Espiritualidade como um momento terapêutico? Diante dessa dúvida buscamos investigar a Logoterapia como uma abordagem Psicoterapêutica que respeita a esfera noológica da pessoa, e em especial, buscar elementos da Biblioterapia, uma das técnicas da Logoterapia que possui características semelhante a Lectio Divina em sua operacionalização.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/348
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paula_d_td112.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.