Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/343
Title: O processo de educação no assentamento rural Vida Nova Transval, no município de Canindé, Ceará
metadata.dc.creator: Alves, José Willame Felipe
metadata.dc.contributor.advisor1: Bock, Carlos Gilberto
Keywords: Educação do campo;Assentamento rural;Escola;Vida;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Rural education;Rural settlement;School;Life
Issue Date: 7-Oct-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALVES, José Willame Felipe. O processo de educação no assentamento rural Vida Nova Transval, no município de Canindé, Ceará. 2013. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Uma grande preocupação se arrasta nos debates dos movimentos sociais, por mais de duas décadas, pois a educação oferecida para os camponeses não é prioridade nas pautas das políticas públicas. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de educação de um assentamento na cidade de Canindé-CE. Tem o propósito de compartilhar com as comunidades científica e escolar, algumas reflexões e conclusões sobre o panorama histórico da educação campesina no Brasil, no Nordeste e no Ceará, bem como identificar os avanços, limites e possibilidades do ser humano permanecer no campo com qualidade de vida. O procedimento metodológico compreendeu inicialmente estudos bibliográficos, com o objetivo de se revisar obras relevantes que abordam o assunto, para se construir o capítulo que trata do referencial teórico, e em seguida, pesquisa documental. Para tanto foi feita uma análise dos documentos da Escola de Ensino Fundamental Santa Rita, a saber: Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Interno (RI) e Relatórios da Secretaria Escolar. Como resultado constatou-se que um dos grandes desafios da escola está em se repensar a sua importância e o seu significado como espaço de mobilização e formação da vida da comunidade. Para que isso ocorra é necessário o fortalecimento no fazer pedagógico e na formação continuada dos profissionais voltada para a educação do campo, bem como a implementação de políticas públicas na direção da valorização dos profissionais e da melhoria da infraestrutura educacional do assentamento.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/343
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alves_jwf_tmp264.pdf400.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.