Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/342
Title: O método psico-histórico-espiritual : uma proposta de acompanhamento espiritual a partir dos exercícios espirituais de Inácio de Loyola
metadata.dc.creator: Knapp, Jorge álvaro
metadata.dc.contributor.advisor1: Noé, Sidnei Vilmar
Keywords: Inácio de Loyola;Carlos Rafael Cabarrús;Exercícios espirituais;TEOLOGIA PRÁTICA
Issue Date: 31-Jul-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: KNAPP, Jorge álvaro. O método psico-histórico-espiritual : uma proposta de acompanhamento espiritual a partir dos exercícios espirituais de Inácio de Loyola. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: O método psico-histórico-espiritual é uma proposta de acompanhamento espiritual a partir da prática dos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola. Por isso, a primeira parte do trabalho faz um resgate histórico da experiência de Inácio de Loyola. Expõe sua biografia, seu perfil religioso, o surgimento dos Exercícios Espirituais, a sistematização e dinâmica desse método. Por fim, ressalta alguns traços da Espiritualidade Inaciana, fruto do método dos Exercícios Espirituais. A segunda parte apresenta o relato de pessoas que fizeram a descoberta dos Exercícios Espirituais e foram acompanhadas nessa experiência prática nas diferentes modalidades, destacando os pontos altos, bem como as dificuldades e frutos no trajeto dessa prática. A terceira e última parte apresenta o método psico-histórico-espiritual de Carlos Rafael Cabarrús, como uma proposta atualizada de acompanhamento na prática dos Exercícios Espirituais para o contexto atual levando em consideração a totalidade da pessoa, ou seja, as dimensões espiritual, psíquica e histórica favorecendo um acompanhamento integral e qualificado ao processo vivido pelo exercitante nos dias de hoje.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/342
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
knapp_ja_tm162.pdf613.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.