Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/341
Title: Bem-aventuranças: Didaqué Querigma e ensino transformador
metadata.dc.creator: Leite, Inês Pozzagnolo
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Wilhelm
Keywords: Bem-aventuranças;Querigma;Ensino transformador;Injustiça social;Jesus;Reino de Deus;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Kerygma;Transformative teaching;Social injustice;Jesus;Kingdom of God;Beatitudes
Issue Date: 21-Dec-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: LEITE, Inês Pozzagnolo. Bem-aventuranças: Didaqué Querigma e ensino transformador. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O ensino transformador de Jesus evidenciado nas bem-aventuranças é ancorado em sua ética que é ancorada em seu amor. A presente pesquisa divide-se em três capítulos respectivamente: O evangelho de Mateus e seu contexto, Bem-aventuranças e Palavração. O primeiro capítulo trata do evangelho de Mateus na tentativa de detectar, autoria, fontes, lugar, data e também a questão social na prática de Jesus. O segundo estuda as bem-aventuranças em Mateus, suas semelhanças e diferenças com Lucas e ainda, contrapõe o ensino com base no ser com a lógica capitalista do ter. O terceiro trabalha a relação existente entre a palavra e a ação na atividade pública de Jesus e tenta fazer ponte com a prática docente atual. Sob o título Bem-Aventuranças: Didaqué Querigma e Ensino Transformador, o diálogo foca no ensino a serviço do reino de Deus, em qualquer espaço ou ambiente onde quer que ele aconteça. A partir das bem-aventuranças, que visam aproximar Deus e as pessoas e concretizar a fé, fica claro o posicionamento de Jesus, é ao lado do pobre, do simples, do injustiçado, em suas muitas faces. Jesus dá ênfase ao que é fundamental, o ser humano. Portanto, a pesquisa se preocupa em trazer a dimensão prática e atual do ensino das bem-aventuranças que desejam mostrar que o reino de Deus é possível em Jesus. Ele dá novo sentido para a vida humana, apontando para o alvo onde Deus quer que cheguemos como cristãos. Muito diferente de se limitar a transferir conhecimento, Jesus mostra que a justiça e a solidariedade estão por excelência acima da lei. E que servir não se caracteriza como lei, mas como impulso a partir da graça. Nesta perspectiva, o ensino transformador terá olhos para aqueles que estão desfavorecidos e encoraja a agir contrário às estruturas injustas existentes. Move a dirigir-se a eles como a amigos, assim como Deus escolhe ser nosso amigo e quando alguém o questiona responde simplesmente EU SOU O QUE SOU . Ensinar numa perspectiva transformadora só é possível se quem ensina tiver sido transformado. Ser transformado pela Palavra de Deus é ser fiel a Jesus e ao seu ensino que convida a converter primeiro os de cima, os líderes, que precisam perceber as pessoas e ajudar. Este é o verdadeiro ensino e culto. O que fundamenta as bem-aventuranças é a ética do ser. Valores como justiça e solidariedade nascem do cristianismo, por isso o ensino numa perspectiva transformadora requer urgência em agir para mudar, melhorar situações indignas. A saber, ensinar conforme o exemplo deixado por Jesus vai além de comunicar ou transferir, implica em se importar, se preocupar com outro, com o próximo. Pois, evidentemente quanto mais próximos estivermos dos ensinos de Jesus mais humanos nos tornaremos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/341
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pozzagnolo_i_tmp246.pdf522.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.