Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/335
Title: Suicídio, sobrevivente e aconselhamento pastoral: reflexões no vale da sombra da morte
metadata.dc.creator: Pena, Giani Mota Brandão
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Suicídio;Sobrevivente;Aconselhamento Pastoral;Luto;Igreja;Depressão;ACONSELHAMENTO PASTORAL;Suicide;Survivor;Pastoral counseling;Mourning;Church;Depression
Issue Date: 4-Oct-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: PENA, Giani Mota Brandão. Suicídio, sobrevivente e aconselhamento pastoral: reflexões no vale da sombra da morte. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Frente ao seu alto índice verificado na atualidade, o suicídio ainda encontra-se com pouco espaço nas discussões e projetos no meio eclesiástico. Partindo desta perspectiva, o presente trabalho objetivou focar o assunto neste ambiente e, em especial, nas implicações que afetam a prática do Aconselhamento Pastoral. Para tanto, buscou-se primeiramente as narrativas bíblicas de proximidade do assunto, bem como pelos aspectos sociais e psicológicos do fenômeno na sociedade demonstrados pelas estatísticas. Para subsidiar o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma Pesquisa de Opinião junto a uma comunidade eclesiástica na cidade de Brasília/DF, em que se puderam observar as impressões dos seus congregados frente ao tema suicídio e as expectativas dos mesmos em relação à atuação da igreja no enfrentamento do assunto. Visando humanizar a prática cuidadora comunitária e pastoral, alguns comportamentos foram identificados e trazidos como exemplos de atuações atentas e sensíveis ao luto vivenciado pelas pessoas sobreviventes. A análise descritiva dos dados tabulados da Pesquisa de Opinião e as diversas leituras bibliográficas consultadas confirmaram o grande desafio que é lidar com tema suicídio tanto no compêndio da prática do acompanhamento pastoral, como para o indivíduo sobrevivente, carente desse cuidado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/335
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pena_gmb_tmp242.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.