Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Evaldo Luz
dc.date.accessioned2016-06-17T20:31:11Z-
dc.date.available2012-12-10
dc.date.available2016-06-17T20:31:11Z-
dc.date.issued2012-04-14
dc.identifier.citationSANTOS, Evaldo Luz. A ética do cuidado no processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/332-
dc.description.abstractThe aim of this study is to instigate reflections about the teaching and learning process, which often serves as an instrument of exclusion. Therefore, it s necessary to build a large discussion of all involved in this process, raising issues that can subsidize the construction of alternatives for teaching and learning mathematics today. In order to develop this purpose, a literature search methodology and questionnaires were used. So, it is clear that an urgent change in the image of mathematics is needed, not only in the way students see it, but how it is interpreted by teachers. One has to rethink its teaching process, still ruled by very archaic methodologies that aim to support the current neoliberal system.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectProfessor e alunopor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectLeaning and teachingeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectTeacher and studenteng
dc.titleA ética do cuidado no processo de ensino e aprendizagem da matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é instigar reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem, o que muitas vezes serve como instrumento de exclusão. Portanto, é preciso ter uma discussão ampla e aberta de todos os envolvidos neste processo, levantando problemáticas que possam subsidiar a construção de alternativas quanto ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos dias atuais. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários. Portanto, fica evidente que urge uma mudança na imagem da Matemática, não só com vistas a como o aluno a vê, mas como ela é interpretada pelos professores. Há de se repensar o seu processo de ensino, ainda bastante pautado em metodologias arcaicas que visam alimentar o sistema neoliberal vigente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491551580402131por
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_el_tmp222.pdf758.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.