Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/331
Title: O perdão de Deus : um análise sobre a angústia de culpa e a idealização do eu em Lucas 15.11-32 a partir da compreensão de paternidade na perspectiva teológica e psicanalítica
metadata.dc.creator: Armange, Marcos Augusto
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Pai;Filho;Pecado;Culpa;Orgulho;Perdão;TEOLOGIA PRÁTICA;Father;Sin;Gilt;Pride;Forgiveness
Issue Date: 19-Sep-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: ARMANGE, Marcos Augusto. O perdão de Deus : um análise sobre a angústia de culpa e a idealização do eu em Lucas 15.11-32 a partir da compreensão de paternidade na perspectiva teológica e psicanalítica. 2007. 147 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem o propósito de analisar o conflito existencial humano que se apresenta na tensão entre as exigências de uma autoridade absolutizada (Lei) - encontrada tanto na ótica psicanalítica como na teológica, na representação do pai, superego, Deus e o pecado enquanto categoria teológica e antropológica, como condição de toda existência e, ao mesmo tempo, ato voluntário que impossibilita corresponder às expectativas legalistas de uma autoridade exigente. Deste conflito, destacamos suas manifestações clássicas: o sentimento de culpa, entendido aqui como angústia de culpa daquele que não cumpre as exigências; e o orgulho, entendido como idealização do eu daquele que se entende como sujeito capaz de atender às expectativas da autoridade. Tanto a culpa quanto o orgulho são fatores de destruição do ser humano conforme as perspectivas teológica e psicanalítica. A fim de discutir este conflito, propomos examinar a imagem do pai que Jesus apresenta no seu relacionamento com Deus. Entendemos que esta representação, a partir do perdão, é paradigma para a relativização da figura de autoridade absolutizada, para a superação do pecado, para a noção de uma nova justiça, para a cura da culpa e para uma imagem real do ser humano não baseada no orgulho.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/331
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
armange_ma_tm169.pdf923.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.