Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/324
Title: Aconselhamento pastoral e homossexualidade: a dimensão da fé cristã nas angústias da homossecualidade
metadata.dc.creator: Meira, Rosana Orlandi
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Aconselhamento Pastoral;Angústia;Homofobia;Homossexualidade;Preconceito;ACONSELHAMENTO PASTORAL;Pastoral counseling;Anguish;Homophobia;Homosexuality;Prejudice
Issue Date: 1-Jul-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: MEIRA, Rosana Orlandi. Aconselhamento pastoral e homossexualidade: a dimensão da fé cristã nas angústias da homossecualidade. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho inicia com o posicionamento histórico da religião cristã a respeito da homossexualidade. Em seguida, discorre de forma sintética, acerca da evolução de sua abordagem na medicina e na psicologia. No mesmo capítulo são tratados os temas da instituição do preconceito e da homofobia. O trabalho se reporta à religião cristã, não se referindo a nenhuma igreja em especial, mesmo quando utilizados documentos de alguma igreja cristã em particular. No segundo capítulo procura-se conceituar a homossexualidade a partir do entendimento da sexualidade, esta como uma das estruturas do corpo humano que não pode ser negada, devendo ser integrada a ele. Este capítulo expõe também a questão da angústia que pode surgir nas pessoas que não estão no padrão de heterossexualidade. No terceiro e último capítulo são apresentadas novas formas de interpretação bíblica e novas teologias que procuram desmistificar a homossexualidade nos ambientes religiosos. Neste capítulo se busca questionar os entendimentos já cristalizados nas igrejas cristãs diante das novas interpretações e levar o leitor a uma reflexão mais madura. O objetivo deste capítulo é filtrar e evidenciar elementos apresentados nos outros capítulos, que possam incitar o acolhimento do homossexual na sua comunidade de fé, na tentativa de que o fortalecimento de sua fé gere esperança, diminuição da angústia e melhora da auto-estima. Este capítulo foi denominado Busca de novos ares na esperança de que o Espírito Santo sopre, como em Pentecostes, sobre aqueles que se dispõem a seguir Jesus Cristo no acolhimento e aconselhamento pastoral aos homossexuais.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/324
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meira_ro_tmp236.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.