Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/320
Title: Formação continuada de educadores cristãos : vivendo a fé cristã no culto infantil
Other Titles: Continuing education of Christian educators : living the Christian faith in the children's worship service
metadata.dc.creator: Rodrigues, Marilze Wischral
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Educação cristã;Culto Infantil;Formação continuada;Educação Batismal;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Christian education;Continuing education;Baptismal education
Issue Date: 21-Jun-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: RODRIGUES, Marilze Wischral. Continuing education of Christian educators : living the Christian faith in the children's worship service. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Uma análise da formação de educadores cristãos, atuando como orientadores do Culto Infantil, junto à infância nas comunidades da IECLB. O primeiro capítulo aborda o conceito de educação e de educação cristã, e as dimensões cognitiva, afetiva e atitudinal da fé cristã, apontando para a tarefa da educação cristã de contribuir no processo de desenvolvimento dos seres humanos na vivência da fé, conduzindo as pessoas da crença (ação cognitiva), pela confiança (ação afetiva), para a atitude (ação atitudinal). O segundo capítulo apresenta os contextos de educação cristã específicos para a infância, através dos tempos, da Kinderpredigten na época de Lutero, passando pela Sonntagsschule alemã, pela Escola Dominical inglesa e norte-americana, pelo Kindergottesdienst que veio ao Brasil com os imigrantes alemães luteranos, no início do século XIX, até o Culto Infantil dos dias atuais, com o propósito de oportunizar o crescimento na fé, como resposta a ação salvífica de Deus no Batismo. Este crescimento se dá pela pregação do evangelho: anúncio da palavra e ação de Deus em favor da pessoa, por graça e misericórdia; pela relação de intimidade: espiritualidade cultivada e expressa de forma cúltica; e pela vivência da fé: no âmbito pessoal e comunitário, testemunhando a fé em ações concretas. É um desafio hoje, fortalecer o Culto Infantil pela redescoberta de sua função e propósito; pela capacitação dos que nele atuam; pelo aprofundamento, contextualização dos conteúdos de fé; pela apropriação de metodologias criativas e emancipatórias; pela criação de formas alternativas de buscar as crianças que não participam; pelo despertar do compromisso dos pais; pela postura da igreja em retomar suas prioridades. Também são identificados os sujeitos da educação cristã, na IECLB: as crianças, descritas sociológica, cultural e psicopedagogicamente, através dos séculos; os pais e padrinhos, que assumem o compromisso de educar as crianças na fé cristã, no ato do Batismo; e a comunidade eclesiástica, que se compromete a auxiliar na tarefa de pais e padrinhos, assistindo as novas gerações, em especial quanto ao ensino e à formação evangélico-luterana dos batizados, incentivando e promovendo a participação de todos na vida e ação comunitárias, e cumpre com este compromisso através da atuação dos orientadores do Culto Infantil. O último capítulo conceitua teológica e pedagogicamente a formação continuada na fé, elenca processos de formação como: grupo focal, micro-ensino, dinâmicas de grupo e de aprendizagem, oficinas, discipulado, registro da narrativa das experiências de vida; capazes de desenvolver ações e reações criativas, construtivas, críticas, de empoderamento, de resiliência, de transformação da realidade, respeitando-se as identidades e promovendo educação humanizadora. Registra ainda os programas de formação que fazem parte da história da IECLB, destacando-se o Catecumenato Permanente, o Ministério Compartilhado e a Educação Cristã Contínua, em processo de estruturação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/320
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigues_mw_tmp41.pdf586.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.