Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/318
Title: O neocalvinismo holandês e o movimento de cosmovisão cristã
metadata.dc.creator: Ramlow, Rodomar Ricardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Neocalvinismo;Holanda;Cosmovisão;Kuyper;Dooyeweerd;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Neo-Calvinism;Netherlands;Worldview;Kuyper;Dooyeweerd
Issue Date: 6-Jul-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: RAMLOW, Rodomar Ricardo. O neocalvinismo holandês e o movimento de cosmovisão cristã. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho consiste em apresentar os autores e as principais ideias que levaram ao que ficou conhecido como neocalvinismo holandês no século XIX. A partir do desenvolvimento de ideias como a soberania de Deus, a graça comum, o mandato cultural, a crítica a dicotomia grega na teologia e outras, é que homens como os holandeses Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd, tiveram suas vidas marcadas como cristãos que lutaram e viveram por um cristianismo que não aceitasse ficar relegado dentro dos muros eclesiásticos. Compreendendo o cristianismo como uma cosmovisão abrangente a partir do motivo básico bíblico Criação-Queda-Redenção, os proponentes desse movimento de reforma influenciaram diversos cristãos e pensadores em todo o mundo. Nos últimos anos também no Brasil se constata a atuação de pessoas simpatizantes deste movimento bem como o surgimento de publicações sobre o tema da cosmovisão cristã. Marcadamente um movimento com pretensões de reforma cultural e não meramente eclesiásticas, as iniciativas multiplicam-se pelo país. Além dos principais autores que deram origem ao neocalvinismo holandês, este trabalho visa também focar o surgimento do conceito de cosmovisão cristã e quais seriam os desdobramentos e a proposta de inserção social ou cultural na concepção dos proponentes do movimento.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/318
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ramlow_rr_tm254.pdf506.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.