Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/317
Title: Os dons do espírito: o fenômeno do carismático em Corinto e no nosso contexto eclesial
metadata.dc.creator: Feil, Maria Lucena
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Dons e Carismas do Espírito;Agape;Carismáticos;LEITURA E ENSINO DE BÍBLIA;Gifts and charisms of the Spirit;Agape;Charismatics
Issue Date: 5-Jul-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: FEIL, Maria Lucena. Os dons do espírito: o fenômeno do carismático em Corinto e no nosso contexto eclesial. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Corinto, a terceira maior cidade do Império Romano, era constituída por muitos povos, culturas, filosofias, religiões, estilos de vida, e reconhecida como a mais helenista das cidades do NT. Era uma cidade cosmopolita mediada pela elite, dominada pelo poder estrangeiro, intelectualmente viva, materialmente próspera e moralmente corrupta. O ideal dos coríntios era o desenvolvimento do indivíduo. A cidade, reconstruída em 44 a C, foi repovoada por veteranos, pessoas de classes mais baixas, libertos vindos de Roma, deserdados romanos, escravos, apartados das comunidades de apoio e das suas tradições que constituíam suas identidades. O sistema dominante era o patronato escravagista. Corinto era submetida a Roma e tinha o latim como língua oficial. Nela se consolidaram os cultos mistéricos. A comunidade cristã de Corinto contrapõe-se ao contexto como sociedade alternativa. Os dons e carismas do Espírito tornam-se a discussão fundamental, conforme 1Cor 12-14. Paulo põe-se em defesa dos carismas da edificação e submete os demais dons à agape. O Deus Uno e Trino constitui a fundamento dos carismas, que na unidade do seu ser age e distribui a diversidade de carismas e dons, afim de suprir as necessidades do povo de Deus. Os fenômenos carismáticos / pentecostais testemunham as guerras, as migrações em massa, as calamidades, as mudanças sociais, filosóficas e teológicas, os contextos históricos que implicam profundas mudanças no ser e na comunidade humana. O êxtase marca a história ao longo dos séculos, sendo também uma das expressões do catolicismo atual, das igrejas históricas, bem como a diversidade de igrejas pentecostais e enfoques teológicos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/317
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
feil_ml_tmp238.pdf413.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.