Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/314
Title: A formação do eu adolescente sob um olhar psicanalítico: da metamorfose do casulo à libertação
metadata.dc.creator: Lessa, Tatiana Amaral de Matos
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Adolescente;Ego;Psicanálise;Família;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Adolescents;Ego;Psychoanalysis;Family
Issue Date: 4-Jul-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: LESSA, Tatiana Amaral de Matos. A formação do eu adolescente sob um olhar psicanalítico: da metamorfose do casulo à libertação. 2012. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho final de conclusão do Mestrado Profissional aborda a formação do eu adolescente com o intuito de compreender o processo biológico, psicológico e social que o permeia tomando como referência a teoria da personalidade de Freud, complementada por seus sucessores. Traça-se um fio que tange adolescência, formação do eu e família. Cada capítulo proposto se configura em um flash , em uma imagem a partir de dois ângulos complementares: o primeiro abordará o desenvolvimento primitivo de acordo com a teoria psicanalítica; o segundo pesquisa o contexto da dinâmica familiar na formação desse eu. Finalmente, o resultado é chegar à compreensão da estreita relação entre o desenvolvimento primitivo do eu adolescente e o vínculo com a família na qual nasce e se desenvolve, destacando a formação do ego. O adolescente é influenciado pela família e cultura em que está inserido; estas contribuem para alguns comportamentos típicos dessa fase, por vezes incompreendidos, como questionamentos, agressividade, isolamento, rituais e alguns lutos. Por esse descompasso, os desejos, anseios, experiências e vivências do adolescente e suas reais necessidades, juntamente com as especificidades características dessa fase são desconsiderados pela família, intensificando os conflitos e as tensões já existentes. O objetivo dessa investigação residiu em sistematizar e divulgar este modo de compreender a adolescência para contribuir a uma mudança de atitude por parte dos pais e professores, promovendo maior aceitação e menor rotulação do seu processo de maturação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/314
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lessa_tam_tmp237.pdf400.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.