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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/314
Title: | A formação do eu adolescente sob um olhar psicanalítico: da metamorfose do casulo à libertação |
metadata.dc.creator: | Lessa, Tatiana Amaral de Matos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wondracek, Karin Hellen Kepler |
Keywords: | Adolescente;Ego;Psicanálise;Família;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Adolescents;Ego;Psychoanalysis;Family |
Issue Date: | 4-Jul-2012 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | LESSA, Tatiana Amaral de Matos. A formação do eu adolescente sob um olhar psicanalítico: da metamorfose do casulo à libertação. 2012. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho final de conclusão do Mestrado Profissional aborda a formação do eu adolescente com o intuito de compreender o processo biológico, psicológico e social que o permeia tomando como referência a teoria da personalidade de Freud, complementada por seus sucessores. Traça-se um fio que tange adolescência, formação do eu e família. Cada capítulo proposto se configura em um flash , em uma imagem a partir de dois ângulos complementares: o primeiro abordará o desenvolvimento primitivo de acordo com a teoria psicanalítica; o segundo pesquisa o contexto da dinâmica familiar na formação desse eu. Finalmente, o resultado é chegar à compreensão da estreita relação entre o desenvolvimento primitivo do eu adolescente e o vínculo com a família na qual nasce e se desenvolve, destacando a formação do ego. O adolescente é influenciado pela família e cultura em que está inserido; estas contribuem para alguns comportamentos típicos dessa fase, por vezes incompreendidos, como questionamentos, agressividade, isolamento, rituais e alguns lutos. Por esse descompasso, os desejos, anseios, experiências e vivências do adolescente e suas reais necessidades, juntamente com as especificidades características dessa fase são desconsiderados pela família, intensificando os conflitos e as tensões já existentes. O objetivo dessa investigação residiu em sistematizar e divulgar este modo de compreender a adolescência para contribuir a uma mudança de atitude por parte dos pais e professores, promovendo maior aceitação e menor rotulação do seu processo de maturação. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/314 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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