Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/311
Title: | A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Catunda, Aureabela de Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Adam, Júlio Cézar |
Keywords: | Gestão;Democracia;Aprendizagem;Participação;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Management;Democracy;Learning;Participation |
Issue Date: | 24-May-2012 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | CATUNDA, Aureabela de Almeida. A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a relevância da gestão democrática no fortalecimento do Processo Ensino Aprendizagem, em um Centro Comunitário de Educação Infantil Localizado na Zona Urbana, da Zona Leste do Município de Manaus-Am. Com a pesquisa observa-se a veemência na fala de vários autores quanto à necessidade de uma gestão democrática pedagógica que possa favorecer a promoção da aprendizagem dos alunos de modo significativo e prazeroso mediado pelo equilíbrio dos conteúdos a fim de que estes possam ao longo de seu desenvolvimento municiar-se de instrumentos e informações que os auxiliem a enfrentar as mudanças estruturais sócio-políticas contemporâneas. Os resultados obtidos através do objeto de pesquisa nos mostra que apesar, das dificuldades que se apresentam, a gestão participativa é uma ação viável dentro do contexto político pedagógico, podendo contribuir consideravelmente com o processo de aprendizagem dos educandos para torná-los cidadãos pensantes, críticos construtivos e agentes transformadores do meio em que estão inseridos. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
catunda_aa_tmp225.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.