Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/311
Title: A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
metadata.dc.creator: Catunda, Aureabela de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Gestão;Democracia;Aprendizagem;Participação;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Management;Democracy;Learning;Participation
Issue Date: 24-May-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: CATUNDA, Aureabela de Almeida. A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a relevância da gestão democrática no fortalecimento do Processo Ensino Aprendizagem, em um Centro Comunitário de Educação Infantil Localizado na Zona Urbana, da Zona Leste do Município de Manaus-Am. Com a pesquisa observa-se a veemência na fala de vários autores quanto à necessidade de uma gestão democrática pedagógica que possa favorecer a promoção da aprendizagem dos alunos de modo significativo e prazeroso mediado pelo equilíbrio dos conteúdos a fim de que estes possam ao longo de seu desenvolvimento municiar-se de instrumentos e informações que os auxiliem a enfrentar as mudanças estruturais sócio-políticas contemporâneas. Os resultados obtidos através do objeto de pesquisa nos mostra que apesar, das dificuldades que se apresentam, a gestão participativa é uma ação viável dentro do contexto político pedagógico, podendo contribuir consideravelmente com o processo de aprendizagem dos educandos para torná-los cidadãos pensantes, críticos construtivos e agentes transformadores do meio em que estão inseridos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
catunda_aa_tmp225.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.