Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/310
Title: O abuso sexual na infância e o processo de ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Borges, Rozilda Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Criança;Abuso sexual;Aprendizagem;Psicopedagogia Clínica;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Childhood;Sexual abuse;Learning;Clinical psychopedagogy
Issue Date: 18-Jul-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: BORGES, Rozilda Gonçalves. O abuso sexual na infância e o processo de ensino-aprendizagem. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aborda a criança e o abuso sexual, conceituando-o e relatando brevemente o histórico do abuso sexual na infância. Faz ainda o levantamento das possíveis patologias advindas do abuso sexual, direcionando para o tratamento tanto na Clínica Psicopedagógica como na instituição escolar e ainda buscando auxílio nas equipes multidisciplinares (psicólogos, psiquiatras e outros) de acordo com as necessidades apontadas pela criança abusada sexualmente, para superar os possíveis traumas. Realiza-se um levantamento da história de vida e dos abusos sexuais das crianças que participaram da pesquisa social na Clínica Psicopedagógica e na Instituição Escolar. Na Clinica Psicopedagógica, a criança abusada sexualmente que fez parte da pesquisa participou de 10 (sessões) com Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem EOCA, que é um sistema de hipóteses para verificação das possíveis dificuldades enfrentadas pela criança. Nessa entrevista a criança fica 60 (sessenta) minutos aproximadamente e participa de atividades através de Provas Psicopedagógicas divididas entre as escolares, familiares e consigo mesma; Provas Piagetianas, cujo objetivo é idenificar o nível de desenvolvimento intelectual da criança. De posse desse conhecimento, a intenção é traçar novas metodologias de ensino e aprendizagem para que a criança abusada sexualmente que, por causa do abuso sexual teve regressão ou não continuou seu acesso ao mundo do conhecimento elaborado, consiga se reencantar pela aprendizagem. A família participa da entrevista de anamnese cujo intuito é conhecer fatos da vida da criança a partir da gestação, parto, alimentação, sono, evolução psicomotora, esfíncteres, linguagem, enfermidades, brinquedos, escolaridade, sexualidade, relacionamento e características pessoais, para auxiliar no diagnóstico com dimensões de passado, presente e futuro. A anamnese geralmente é realizada com os pais ou responsáveis que conhecem e podem contribuir para o levantamento da história de vida da criança. A pesquisa aponta que o abuso sexual na infância age de diferentes maneiras na vida da criança abusada e que a criança que tem o acompanhamento e o cuidado necessários, depois do abuso sexual, consegue transpor os traumas e retoma com mais êxito o reencantamento pela aprendizagem e pela vida.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/310
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
borges_rg_tmp239.pdf399.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.