Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/31
Title: A influência da literatura infantil na resolução de conflitos interiores das crianças
metadata.dc.creator: Heck, Viviane Zimermann
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Literatura infantil;Educação infantil;Conflitos existenciais;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Children literature;Children education;Living conflicts
Issue Date: 23-Nov-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: HECK, Viviane Zimermann. A influência da literatura infantil na resolução de conflitos interiores das crianças. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a importância da literatura infantil na resolução de conflitos existenciais das crianças da educação infantil. A fim de comprovar a eficácia de um trabalho com literatura, foi executado um projeto com essa arte em uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo/RS. O projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2008 em uma turma de três e quatro anos. Todas as histórias e poesias escolhidas para serem exploradas no grupo foram selecionadas a partir de uma "escuta apurada" da pesquisadora e também educadora do grupo de crianças. Inicialmente foi narrado o conto de fadas Chapeuzinho Vermelho com o intuito de explorar a questão do medo e da curiosidade infantil vivenciada por meio da protagonista da história. Após, deu-se continuidade ao projeto com a narração da obra Quem tem medo de lobo?. Essa também enfocou a questão do medo e possibilitou explorar, por meio de um livro ilustrado e confeccionado pelas crianças, os medos presentes no grupo. Dando continuidade, foi narrada a história bíblica A criação e, posteriormente, Diversidade, obras que exploraram temas como as diferenças, semelhanças, direitos e deveres presentes em uma sociedade. Como finalização, houve a exploração de duas poesias de Cecília Meireles: As meninas e Sonhos de Menina, com as quais foi possível explorar temas como características pessoais, nomes e sonhos de cada um. A pesquisa comprovou que as crianças fazem uso das boas histórias que a elas são narradas e por meio de momentos onde podem se expressar utilizam-se de dramas das personagens das histórias para apontarem fatos que estejam vivenciando em suas vidas. A literatura infantil, quando bem selecionada e utilizada, é capaz de provocar transformações e de possibilitar à criança momentos onde, de forma inconsciente, estará refletindo sobre sua vida. Portanto, a arte literária contribui no desenvolvimento das crianças e possibilita que a utilizem para compreenderem melhor o mundo que as cerca e sentirem-se bem e aceitas nele.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/31
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
heck_vz_tmp64.pdf366.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.