Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/309
Title: Igreja, uma comunidade terapêutica para infância e juventude
Other Titles: Church, a therapeutic community for children and youth
metadata.dc.creator: Santiago, Rita Cristina Coelho de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: Comunidade terapêutica;Infância;Juventude;Igreja e missão;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Therapeutic community;Children;Youth;Church and mission
Issue Date: 28-May-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTIAGO, Rita Cristina Coelho de Almeida. Church, a therapeutic community for children and youth. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho ocupa-se com a questão: como a Igreja Batista poderá desenvolver um trabalho com a infância e a juventude que a freqüenta, de modo a responder aos desafios que a sociedade hodierna apresenta nos contextos dessas faixas etárias? Por meio dessa pesquisa apresenta-se uma análise teológica e psicológica que fundamenta a prática terapêutica na igreja, descrevendo os critérios e exemplos bíblicos, bem como os fundamentos psicológicos e psicanalíticos de Sigmund Freud. Analisa-se a Congregação Batista como um espaço favorável para a promoção de cura do ser em sua integralidade. Para isto fez-se uso da metodologia da pesquisaação. Algumas crianças e alguns jovens foram entrevistados e falaram sobre suas histórias de vida e a concepção da imagem de Deus. Como referenciais teóricos utilizaram-se bibliografias dos autores: Erik Erikson e Sigmund Freud; Gary Collins e H. Clinebell. O trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro demonstrase a necessidade de a igreja Batista promover a terapia à infância e à juventude inseridas numa sociedade secularizada; pontuam-se aspectos do contexto pósmoderno, dos estágios psicossociais e dos estágios da fé, bem como o desafio da igreja em promover vida abundante. No segundo capítulo explica-se a missão da igreja como comunidade terapêutica; faz-se um breve histórico sobre a formação da igreja Batista no Brasil e enfatiza-se a questão da missão da igreja; no terceiro capítulo a preocupação é apontar caminhos para o desenvolvimento da prática terapêutica na igreja Batista; por fim, no quarto e último capítulo apresentam-se propostas para encaminhar o problema levantado nesta pesquisa.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/309
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santiago_rcca_tmp47.pdf257.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.