Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/301
Title: O modelo do discipulado apostólico um a um da Igreja da Paz Central de Santarém-Pará: um diálogo com o aconselhamento pastoral
metadata.dc.creator: Muniz, Raimunda Margarete Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: Discipulado;Aconselhamento Pastoral;MDA;ACONSELHAMENTO PASTORAL;Discipleship;Pastoral Counseling;MDA
Issue Date: 30-Mar-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: MUNIZ, Raimunda Margarete Teixeira. O modelo do discipulado apostólico um a um da Igreja da Paz Central de Santarém-Pará: um diálogo com o aconselhamento pastoral. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O modelo do discipulado apostólico um a um (MDA) e o Aconselhamento Pastoral (AP) se constituiu a temática deste trabalho que objetivou verificar a possibilidade de um diálogo entre os dois. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. O MDA é uma estratégia que pertence a Igreja da Paz em Santarém e se configura em estabelecer um relacionamento pessoal com o discípulo. A palavra discipulado no Antigo Testamento era halak que literalmente conotava ir atrás de . No Novo Testamento discipulado remete à idéia de akolouteo traduzida por seguir; a palavra denota a ação de atender ao chamado de um mestre e passar a ter uma vida inteira de obediência. A igreja da Paz em Santarém considera esse seguir como envolvendo dois seres humanos em que um conduz o outro a Cristo devido a sua maturidade. Porém, por outro lado há afirmações teológicas que pontua, desde Cristo já não há nenhuma relação imediata, quer entre o ser humano e Deus, quer entre o ser humano e o mundo e qualquer ponte colocada não é saudável para o crescimento integral dos pares. O Aconselhamento Pastoral se constitui em uma relação de cuidado em que há o respeito mútuo em que o conselheiro preparado é um facilitador para o crescimento do aconselhando em todas as dimensões da vida. Não se esquecendo de contextualizar com a cultura e, no caso em questão, considerou-se o contexto da América Latina com a sua pobreza e ao mesmo tempo riqueza sócio-cultural. Quanto ao diálogo possível entre MDA e AP, pode-se dizer que enquanto o AP enfatiza uma fé vivenciada no dia a dia, o MDA proporciona uma fé mais individualizada. Constitui-se num processo de amadurecimento para que esse diálogo ocorra.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/301
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
muniz_rmt_tmp216.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.