Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/297
Title: Interface psicologia e aconselhamento pastoral: o cuidado nas crises atrávés da psicologia pastoral
metadata.dc.creator: Rosa, Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Psicologia;Aconselhamento pastoral;Psicologia pastoral;Crise;ACONSELHAMENTO PASTORAL;Psychology;Pastoral counseling;Pastoral psychology;Crisis
Issue Date: 11-Jan-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: ROSA, Alexandre. Interface psicologia e aconselhamento pastoral: o cuidado nas crises atrávés da psicologia pastoral. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho indaga sobre a interface da ciência psicológica com o aconselhamento pastoral, culminando nas contribuições da psicologia pastoral. O primeiro capítulo contempla o desenvolvimento da psicologia e aborda algumas escolas tradicionais até a contemporaneidade. No segundo capítulo vislumbra-se a história do aconselhamento pastoral e sua evolução, transcorrendo por modelos proeminentes, como o fundamentalismo de Jay Adams, o modelo evangelical conforme Gary Collins e por fim o modelo holístico de libertação e crescimento de Howard Clinebell, além de seu destaque ao ministério de cura como amplo e inclusivo de toda a comunidade cristã. Aponta-se o ministério de aconselhamento pastoral como de grande evidência na atualidade. A psicologia pastoral é apresentada no terceiro capítulo como ponto de confluência da psicologia e do aconselhamento pastoral, pois ao mesmo tempo em que se vale da ciência é também um ministério eclesiástico. Como pano de fundo este estudo expõe a pós-modernidade e o momento de transição social, as possíveis crises contemporâneas e o papel do aconselhamento pastoral nas diferentes situações. O aconselhamento pastoral é um momento em que conselheiro e aconselhado caminham juntos, refletindo sobre as situações vivenciadas no sentido de empoderar a pessoa fragilizada a fazer escolhas autônomas e retomar o rumo da sua vida.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/297
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosa_a_tmp207.pdf756.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.