Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/295
Title: A participação das instituições de educaçao superior confessionais na história da educação brasileira
metadata.dc.creator: Oliveira, átila Brandão de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Educação Superior;Escolas confessionais;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA EM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Superior Education;Confessional Schools
Issue Date: 21-Dec-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: OLIVEIRA, átila Brandão de. A participação das instituições de educaçao superior confessionais na história da educação brasileira. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa busca apresentar as organizações confessionais cristãs como espaços de extrema relevância para a construção da história da educação brasileira. Para compreender o papel dessas organizações e as suas influências, faz-se uma abordagem sobre instalação das instituições cristãs protestantes no Brasil, uma vez que as filosofias educacionais advindas da modernidade foram implantadas no país por meio das missões que estabeleceram as escolas com as tais inovações pedagógicas. O estudo também analisa as contradições da passagem da Idade Medieval para a Idade Moderna em que se criticou de forma veemente a educação vinculada aos espaços religiosos numa tentativa filosófica de retirar da sociedade a influência da religião, buscando a construção de uma sociedade pautada pela razão e pelo cientificismo. No entanto, a compreensão do papel da educação confessional passa por um olhar da Idade Média, numa tentativa de entender as querelas com a posição Reformada. Esta época marca o início de uma educação confessional comprometida com a formação das pessoas independente de sua classe social. Por fim, o trabalho discute o papel da educação superior confessional na atualidade numa tentativa de compreender se, ainda hoje, ela cumpre uma eficiência no campo da educação dentro da sociedade brasileira e como a Faculdade Batista Brasileira, uma IES confessional, externa sua atividade confessional na sociedade soteropolitana.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/295
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oliveira_ab_tmp187.pdf906.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.