Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/29
Title: Religião e religiosidade na pós-modernidade
metadata.dc.creator: Greuel, Sigolf
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Pós-Modernidade;Adolescentes e jovens;Religião e religiosidade;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Postmodernity;Adolescent and youth;Religion and religiosity
Issue Date: 1-Aug-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: GREUEL, Sigolf. Religião e religiosidade na pós-modernidade. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação se propõe a pesquisar em que medida os paradigmas da Pós-Modernidade influenciam na articulação da Religião e da Religiosidade e a buscar caminhos para uma ação pastoral com a Adolescência e a Juventude neste contexto. A primeira parte procura compreender as características do momento histórico em que vivemos. Resultado de uma evolução histórica, a Pós-Modernidade é herdeira da Modernidade Iluminista que colocou o ser humano no centro, como razão e medida de todas as coisas. Como tal, ela propõe um novo cotidiano, com uma nova configuração dos sujeitos, marcadamente individualista e narcisista, fortemente determinada pela economia de mercado. O esvaziamento do social por ela provocado resulta em uma peculiar articulação das relações humanas. A segunda parte constata que a Religião, relegada pelo Iluminismo a um plano absolutamente secundário, ressurge na atualidade com toda força, em uma grande variedade de expressões. Ela se articula como uma Religiosidade de arranjo pessoal, como resposta ao desencanto da Pós- Modernidade, através da qual os sujeitos buscam pela re-substancialização de suas individualidades e pelo sentido de sua existência. Por ser filha da Pós-Modernidade, a Religião corre o risco de assumir de modo alienante suas condicionantes, tornando-se antropocêntrica, fundamentalista e um mero produto do mercado neoliberal. A terceira parte constata a dificuldade em articular uma ação pastoral com a Adolescência e a Juventude em nossos dias, apesar de podermos observar nitidamente que a Religião está presente no seu imaginário. Ainda assim, buscamos articular algumas reflexões no sentido de mostrar que é possível proporcionar ao Adolescente e ao Jovem de nossos dias um lugar privilegiado, no qual eles possam ter um encontro consigo mesmos, com os outros e com o sagrado. Experiência esta que poderá se mostrar significativa na construção de sua identidade e na busca pelo sentido de sua existência. Apresentamos ainda alguns princípios que julgamos relevantes para uma ação entre Adolescentes e Jovens: Os princípios da Porta Aberta, da Mente Aberta, do Coração Aberto, da Bíblia Aberta e da Mão Aberta, inspirados na prática de Jesus e extraídos de seu encontro com um jovem. Concluímos com a descrição de algumas experiências no trabalho com Adolescentes e Jovens nas Comunidades do Sínodo Centro-Sul Catarinense, contexto desta pesquisa.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/29
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
greuel_s_tmp52.pdf386.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.