Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/289
Title: Teatro da encarnação: contribuições do Teatro de Animação para a Teoloda Missão
metadata.dc.creator: Saldanha, Marcelo Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: Teatro da Encarnação;Vida Absoluta;Missão;Evangeliza- ção;TEOLOGIA PRÁTICA;Incarnation Theater;Absolute Life;Mission;Evangelism
Issue Date: 5-Mar-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: SALDANHA, Marcelo Ramos. Teatro da encarnação: contribuições do Teatro de Animação para a Teoloda Missão. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta um princípio de teorização acerca do Teatro da Encarnação, uma prática artística e missionária desenvolvida pelo autor em seu la- bor pastoral, e sua relação com a teologia da Missão Integral. Sob a visão de uma dupla encarnação na figura do boneco, o Teatro da Encarnação é uma manifestação corporeificada do lúdico infantil, onde o adulto e a criança transformam-se em seres que dialogam num espaço de significados compartilhados. Como esse teatro encar- nado é uma apropriação missionária do teatro de animação, sendo uma manifesta- ção artística que mantém enorme semelhança com o ato de brincar, o abordaremos inicialmente como técnica, falando do ator, do boneco e da criança, a partir do en- contro do mundo concreto do adulto com a hermenêutica lúdico-sincrética da crian- ça. E posteriormente, a partir da filosofia da Vida de Michel Henry e da teologia da Missão Integral, o abordaremos como um potente meio de apreensão dos saberes próprios da Vida, que, em sua auto-doação a nós, constrói um universo simbólico rico em experiências, onde ambos podem ver-se como seres nascidos na vida, num espaço kenótico de múltiplas possibilidades de interação e transformação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/289
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
saldanha_mr_tm251.PDF1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.