Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/288
Title: Aportes epistemológicos para o ensino religioso na escola: um estudo analítico-propositivo
metadata.dc.creator: Schock, Marlon Leandro
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Objeto Próprio do Ensino Religioso Escolar;Fenômeno Religioso;Sagrado;Mito;Transcendência;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Proper Object of Religious Education in Schools;Religious Phenomenon;Sacred;Myth;Transcendence
Issue Date: 29-Feb-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: SCHOCK, Marlon Leandro. Aportes epistemológicos para o ensino religioso na escola: um estudo analítico-propositivo. 2012. 317 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Qual é o Objeto Próprio do Ensino Religioso escolar? Esta é a questão central desta tese. Dela derivam os seguintes problemas corolários: Qual é a compreensão e a fundamentação teórico-epistemológica de docentes e pesquisadores da área concernente a este objeto? O que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER) a este respeito? Que abordagens atinentes podem ser encontradas nas publicações em eventos representativos na área? O que pode ser encontrado sobre o tema nos dois espaços online mais representativos do Ensino Religioso no país: o site do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) e o site do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER)? Para tentar responder a questão central da pesquisa e oferecer aportes epistemológicos para o Ensino Religioso, a tese está dividida em duas partes. Na primeira é oferecida uma análise epistemológica do Ensino Religioso. Esta começa com a exposição da identidade do autor como base para a leitura e para a construção do argumento. O segundo capítulo trata mais especificamente da sondagem da concepção atual do que seja este objeto. Para tal, foi feita análise de pesquisa de campo com docentes e pesquisadores da área; análise dos PCNER; do livro de visitas do site do FONAPER; dos temas das teses, dissertações e monografias postadas no site do GPER; de publicações em eventos; e do Caderno Pedagógico de Ensino Religioso do Estado do Paraná. Na segunda parte da tese, para as proposições epistemológicas, começa-se com a conceituação do fenômeno religioso e da pesquisa de abordagem fenomenológica; no segundo capítulo procura-se ofertar subsídios para a reflexão a respeito do sagrado como numinoso em Rudolf Otto e do Sagrado de Atribuição como um sistema de significações. Numa reflexão dentro da mesma perspectiva articula-se o mito a partir das rubricas etimológica, antropológica e literária. No último capítulo trata-se da transcendência em seus aspectos ontológico-culturais, em sua relação com a imanência, com o objeto de transcendência, com os meios de transcendência, com a educação e, mais especificamente, com a pedagogia de Paulo Freire.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/288
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
schock_ml_td105.PDF1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.