Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/286
Title: A superaventura: da narratividade e sua expressividade à sua potencialidade teológica
metadata.dc.creator: Reblin, Iuri Andréas
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Superaventura;Super-Herói;Histórias em Quadrinhos;Teologia do cotidiano;A forma do mito;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Superadventure genre;Superhero;Comics;Theology of daily life;The form of the myth
Issue Date: 9-Mar-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: REBLIN, Iuri Andréas. A superaventura: da narratividade e sua expressividade à sua potencialidade teológica. 2012. 261 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Uma leitura teológica do gênero da superaventura sob a perspectiva do papel da narrativa na invenção e na manutenção do mundo humano, mediante a abordagem de seus aspectos midiáticos, suas convenções primárias e sua estrutura mítica, con-siderada sua trajetória histórica e crítica. A primeira parte resgata a trajetória históri-ca do gênero da superaventura sob o enfoque da crítica especializada, apresentan-do as argumentações do psiquiatra Fredric Wertham, a criação do código de ética e autocensura dos quadrinhos e um panorama da pesquisa científica na atualidade. A segunda parte aborda a importância da narrativa na criação e na manutenção de universos de sentido e na invenção do ser humano. As narrativas são leituras de mundo que simultaneamente expressam os medos, os anseios, as esperanças e os sentidos do ser humano e sugerem como interpretar esse mundo. Em seguida, a pesquisa apresenta aspectos elementares das histórias em quadrinhos enquanto locus vivendi da superaventura, as convenções primárias que atribuem à superaven-tura sua razão de ser e os significados e as implicações de sua forma mítica. A ter-ceira parte introduz a discussão acerca da teologia do cotidiano e realiza uma leitura teológica de duas histórias do gênero: Superman: Paz na Terra e Shazam: O Poder da Esperança. A superaventura torna-se palco da teologia do cotidiano, quando, por meio da forma do mito, é expressão de um senso teológico comum. A pesquisa en-cerra indicando aproximações temáticas, metodológicas e ideológicas entre teologia e superaventura. Teologia e superaventura lidam com os valores caros ao ser hu-mano, com a estrutura mítica e com a faculdade humana de conceber o ideal e de acrescentá-lo ao real.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/286
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reblin_ia_td107.PDF21.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.