Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/285
Title: | Pré-adolescência contemporânea: novos desafios e perspectivas para a educação cristã contínua |
metadata.dc.creator: | Hübner, Janaina |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Educação cristã comunitária;Pré-adolescência;Sociedade contemporânea;Fé antropológica;Projetos de trabalho;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Communitarian Christian education;Pre-adolescence;Contemporary society;Anthropological faith;Projects |
Issue Date: | 27-Feb-2012 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | HÜBNER, Janaina. Pré-adolescência contemporânea: novos desafios e perspectivas para a educação cristã contínua. 2012. 205 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
metadata.dc.description.resumo: | A dissertação busca investigar e propor alternativas para a ação pedagógico-didática da educação cristã comunitária junto ao público pré-adolescente, inserido em um contexto urbano contemporâneo que frequenta uma comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. A investigação se utiliza de pesquisa bibliográfica teórica em diálogo com a pesquisa de campo, através de um estudo de caso único, tendo como instrumento a elaboração e aplicação de um questionário ao grupo de pré-adolescentes que frequentou o ensino confirmatório em uma comunidade da IECLB em Novo Hamburgo/RS. A pesquisa inicia com uma investigação bibliográfica sobre o desenvolvimento histórico-eclesiástico da compreensão e das expectativas sobre o ensino confirmatório. Efetua também neste primeiro momento uma pesquisa sobre o desenvolvimento histórico-social do conceito pré-adolescência e de suas influências sobre o sujeito relacionando com as expectativas histórico-eclesiásticas. No segundo momento parte-se para a pesquisa teórica em torno de três filósofos que discutem as características da sociedade ocidental contemporânea, buscando definir o termo mais apropriado para denominarmos a mesma: Jean François Lyotard (pós-modernidade), Gilles Lipovtsky e Sabastién Charles (hipermodernidade). No terceiro momento a pesquisa busca fazer uma análise do conceito fé antropológica, a partir dos teólogos Paul Tillich, Juan Luis Segundo e James Fowler, dando ênfase para a dinâmica da fé na fase da pré-adolescência. No quarto e último momento da pesquisa apresenta-se a proposta de Fernando Hernández e Monserrat Ventura sobre os projetos de trabalho para a educação em diálogo com Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB, levando em consideração a análise e as alternativas pedagógico-didáticas resultantes da investigação nos três momentos anteriores da pesquisa. A pesquisa conclui que uma educação cristã comunitária orientada metodologicamente por projetos de trabalho pode proporcionar ao público pré-adolescente através das narrativas religiosas e pessoais, da pesquisa e do diálogo experiência participativa e protagonismo, fornecendo apoio e incentivo à construção da identidade no ambiente comunitário religioso, apesar das incertezas crescentes da sociedade ocidental contemporânea. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/285 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hubner_j_tm250.PDF | 4.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.