Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/274
Title: | A prática educativa de valores humanos universais através do ensino religioso com crianças e adolescentes do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Sarquiz, Moisés Manir |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Klein, Remi |
Keywords: | Ensino Religioso;Crianças;Adolescentes;Valores Humanos Universais;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Religious Education;Children;Adolescents;Universal Humans Values |
Issue Date: | 6-Jan-2012 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SARQUIZ, Moisés Manir. A prática educativa de valores humanos universais através do ensino religioso com crianças e adolescentes do ensino fundamental. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de valores universais na prática educacional apresenta um grande desafio para o sistema educacional como um todo nos dias atuais. Este trabalho se propõe, de forma exploratória, a apresentar o tema sobre os valores universais humanos em sua natureza teórica elucidativamente e expor como estes valores podem ser abordados durante as aulas de Ensino Religioso, através de uma proposta inter-religiosa para alunos do Ensino Fundamental tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares. A sua primeira parte aborda a natureza dos diferentes valores universais, vivenciados pela humanidade, de forma clássica, por diversos autores, com ênfase nos valores de definição absoluta e eterna. A segunda parte trata da conceituação dos diferentes valores humanos no decorrer da história por diversos filósofos gregos e pelos principais teólogos da igreja cristã. Além disso, requisita o pensamento dos filósofos modernos e de educadores da modernidade. A exploração teórica destes inúmeros autores possibilita oferecer uma ideia clara e distinta da evolução e da influência dos valores universais, tanto os de ordem civil, quanto os espirituais, considerados e vivenciados em sua cultura pela humanidade no decorrer dos milênios. Intenta também projetar o futuro no que diz respeito à tendência da educação para o século XXI. A terceira parte aborda a aplicação dos valores humanos universais em códigos e leis, sendo interessante notar o uso e a influência da questão da espiritualidade para a sua organização e a sua vida social. A quarta parte finaliza a exploração, abordando aspectos concernentes à prática pedagógica ideal para a aplicação do ensino de valores para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e com objetivo definido a ser alcançado, considerando alguns fatores como conteúdo, abordagem e postura do educador no momento do processo de ensino-aprendizagem. Em seguida, o texto relata duas experiências vivenciadas pelo autor no que tange ao ensino de valores universais para crianças e adolescentes. O estudo finaliza apresentando uma pesquisa com 5.160 alunos de instituições de Ensino Médio da Grande São Paulo. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/274 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sarquiz_mm_tmp202.PDF | 4.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.