Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/272
Title: | O princípio da diversidade em processos de escolarização: uma releitura de cenários, à luz dos desafios educacional, teológico e pedagógico |
metadata.dc.creator: | Gonçalves, Roselene da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nogueira, Sandra Vidal |
Keywords: | Escolarização;Diversidade;Currículo;Inclusão;Respeito;Cidadania;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Schooling;Diversity;Curriculum;Inclusion;Respect;Citizenship |
Issue Date: | 4-Dec-2011 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | GONÇALVES, Roselene da Silva. O princípio da diversidade em processos de escolarização: uma releitura de cenários, à luz dos desafios educacional, teológico e pedagógico. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
metadata.dc.description.resumo: | Nas práticas educativas contemporâneas não cabem mais posturas profissionais que reproduzem conceitos elitizados e práticas estereotipadas de gestão dos processos de escolarização. Para tratar dessa questão, a presente Pesquisa apresenta como pergunta de partida: com base na releitura de questões emergentes nos cenários educacional, teológico e pedagógico, quais são alguns dos desafios enfrentados pelos processos de escolarização de crianças e jovens no Brasil para consolidar o princípio da diversidade? O objetivo em última análise é, pois, socializar conhecimentos, como forma de contribuir com os debates acadêmicos sobre as possibilidades de promover a inclusão nos espaços de educação formal. Para tanto, optou-se por uma metodologia bibliográfica, selecionando obras de autores contemporâneos nas interfaces das Áreas de Teologia e Educação, focalizando conceitos que oportunizam a construção do respeito ao diferente. Nesse sentido, o trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo, Cenários dos Desafios Educacionais -, merece ênfase a relevância das práticas dialógicas, a representação das identidades culturais e o acolhimento profissional em atitudes que reforcem a dignidade nas diferentes formas de trabalho escolar. No segundo capítulo, Cenários dos Desafios Teológicos -, são tratadas questões sobre a cidadania nas relações de gênero, a urgência das posturas éticas e a vivência integral das fases do desenvolvimento humano. No terceiro capítulo, Cenários dos Desafios Pedagógicos -, ganha foco, conteúdos direcionados para os processos de formação continuada, os marcos regulatórios das diretrizes curriculares e a superação nos paradigmas de gestão vigentes. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/272 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
goncalves_rs_tmp195.PDF | 327.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.