Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/270
Title: A relação interativa entre Jesus e as mulheres a partir de Mc 14,3-9
metadata.dc.creator: Silva, Creuza Elena da
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Interação de Jesus com as mulheres;Inclusão;Discipulado de iguais;Silêncio profético;Profetiza;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Inclusion;Discipleship of equals;Prophetic silence;Prophetess
Issue Date: 6-Jan-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Creuza Elena da. A relação interativa entre Jesus e as mulheres a partir de Mc 14,3-9. 2012. 69 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O propósito deste trabalho é tentar destacar os valores humanos presentes nas relações interativas entre Jesus e as mulheres de seu tempo. Num primeiro momento, fazemos a abordagem de alguns passos da exegese da perícope de Mc 14, 3-9, com o objetivo de tornar clara a compreensão do texto. E no ponto 1.4, a análise de conteúdo, procuramos demonstrar o gesto de uma mulher anônima, na casa de Simão, o leproso, ungindo e reconhecendo Jesus como o Messias esperado por todos. Sua ação lhe garante o título de profetiza. No segundo momento do nosso texto, percebemos Jesus interagindo livremente com as mulheres, incluindo-as no seu movimento de discipulado de iguais, resgatando seus valores, defendendo-as em relação aos privilégios dos homens. Com isso reforçamos que em toda a história do povo de Deus encontramos a luta da mulher, seja por meio de ações ou silêncio, seja buscando vida mais digna. Jesus confirma suas ações e seus silêncios, dando-lhes o lugar devido, incluindo-as como paradigma do verdadeiro discipulado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/270
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_ce_tmp200.PDF774.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.