Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/263
Title: | Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia |
metadata.dc.creator: | Silva, Adilton Mendes da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Educação a distância;Formação docente;Tecnologia;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Distance education;Teacher training;Technology |
Issue Date: | 27-Oct-2011 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SILVA, Adilton Mendes da. Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho demonstra de forma descritiva e analítica que o Brasil possui um contexto educacional e uma diversidade cultural de grande extensão e de tradicionais quebras de paradigmas. As inovações tecnológicas provocaram um impacto sem precedentes em nossa sociedade na segunda metade do século XX. Chamamos a sociedade em que vivemos hoje de sociedade de informação e a educação a distância assume um papel relevante no contexto educacional e na formação de docentes nesta modalidade de ensino. A implementação de cursos de graduação na modalidade a distância nas universidades públicas revela a preocupação com a inclusão e acessibilidade ao ensino superior público. Porém faz- se necessário registrar ainda em pleno século XXl em meios a globalização das informações, essa modalidade de ensino apresenta dificuldades no que tange a formação de docentes pela Universidade Aberta do Brasil- Polo de Valença no Baixo Sul da Bahia. Os professores- alunos que cursam licenciatura na educação a distância desempenham múltiplos papéis e ao contrário do senso comum, são imprescindíveis para o sucesso na aprendizagem do aluno. A complexidade no processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância reside na interação e formação do individuo que estão relacionados a fatores interno como motivação, interesse na construção de uma prática pedagógica eficaz e construção de uma autonomia, como também fatores externo como distância, tempo e inabilidade de manuseio dos aparatos tecnológicos e na relação teoria-prática. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva_am_tmp193.PDF | 499.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.