Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/262
Title: A salvação integral do ser como resultado da comunhão e mutualidade
metadata.dc.creator: Molochenco, Silas
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Aconselhamento;Ser humano;Salvação;Mutualidade;Comunhão;Integração;ACONSELHAMENTO PASTORAL;Counseling;Human being;Salvation;Mutuality;Communion;Integration
Issue Date: 2-Sep-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: MOLOCHENCO, Silas. A salvação integral do ser como resultado da comunhão e mutualidade. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda a 'salvação' do SER através da mutualidade. Ela indica o significado da palavra SER que é o eixo central da presente pesquisa. Escolhemos o termo SER, proveniente da filosofia, por compreendermos que ele representa melhor o ser humano como um todo. Mostramos como esse SER é constituído através do processo de identificação com o outro nas relações sociais e da identidade que é a elaboração, desde muito cedo na vida do SER, dos conceitos e dos parâmetros que formam a sua individualidade. A salvação é vista em um sentido amplo conforme o original grego da palavra, que engloba a saúde do SER em todos os aspectos, físico, mental, psíquico, do self e do espiritual. Apresentamos o conceito da comunhão considerado de suma importância para que a salvação do SER possa acontecer no convívio do corpo de Cristo. A mutualidade é analisada como algo que se tem perdido nos últimos tempos. Ela implica em desenvolver relacionamentos pessoais na Igreja nos quais o conceito de família de Deus se manifesta e, nesta manifestação, há a possibilidade de salvação dos membros da Igreja. Existem vários conceitos de mutualidade constantes nas Escrituras, mas escolhemos três: o amor, a exortação e o perdão. O amor mútuo é descrito em três características diferentes: o amor que se entrega completamente, o amor que significa amizade e o amor que está mais voltado para o cuidado e para o zelo e o velar de um irmão para com o outro. Em seguida, contemplamos a exortação mútua abordando a necessidade da Igreja da exortação. Mostramos como deve ser esta exortação indicando os resultados da mesma. Apresentamos alguns dos textos em que os apóstolos usam a exortação para confrontar, encorajar ou consolar as Igrejas. E, por fim, está o perdão mútuo iniciando com a definição do conceito e apontando como deve ser este perdão. Demonstramos ainda a necessidade de conceder o perdão, tão necessário para a saúde dos seres humanos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/262
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
molochenco_s_tmp189.pdf730.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.