Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/258
Title: A unidade da igreja como manifestação da unidade de Deus: uma análise exegético-teológica de Efésios 4.1-6
metadata.dc.creator: Jung, Marcelo
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: BÍBLIA;Efésios 4;Exegese;Unidade cristã;Comunidade cristã;Ephesians 4;Exegesis;Christian unity;Christian community;Bible
Issue Date: 24-Aug-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: JUNG, Marcelo. A unidade da igreja como manifestação da unidade de Deus: uma análise exegético-teológica de Efésios 4.1-6. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Uma análise exegético-teológica do tema da unidade da igreja a partir do texto de Efésios 4.1-6. Primeiramente, são observadas as feições do rosto do texto, pela análise textual, literária e formal do texto grego. Em seguida, pergunta-se pelos pés do texto, nos quais são tratadas as questões da historicidade do texto, o seu problema de fontes externas e a possibilidade de análise a partir das marcas históricas do texto em si. Num terceiro momento, é observado o coração do texto pelas análises de conteúdo e teológica. E, por fim, procura-se ver por meio dos olhos do texto e enxergar contextos e realidades para a sua atualização. A descoberta central está na caraterística da unidade da igreja como realidade escatológica da manifestação da unidade de Deus dentro do mundo. Essa unidade possui tripla ancoragem: na vocação feita por parte de Deus; na realidade da unidade e unicidade do próprio Deus - Pai, Filho e Espírito Santo; e na meta escatológica da unidade do cosmo em Deus.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/258
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jung_m_tm244.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.