Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/257
Title: Os cristãos, de ontem e de hoje, ante a tentação de se acomodarem ao mundo: uma abordagem a partir de Ap 2-3
metadata.dc.creator: Priori, Marcio Luiz
metadata.dc.contributor.advisor1: Dreher, Carlos Arthur
Keywords: Literatura Apocalíptica;Comunidades cristãs;Gnosticismo;Acomodação ao mundo;Conversão;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Apocalyptic Literature;Christian communities;Gnosticism;Accommodation to the world;Conversion
Issue Date: 2-Sep-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: PRIORI, Marcio Luiz. Os cristãos, de ontem e de hoje, ante a tentação de se acomodarem ao mundo: uma abordagem a partir de Ap 2-3. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata sobre os cristãos, de ontem e de hoje, ante a tentação de se acomodarem ao mundo. Ele toma como ponto de apoio o Ap 2-3. Na primeira parte, a pesquisa estabelece um paralelo entre o Apocalipse de São João, a Apocalíptica judaica e o movimento profético que precedeu o movimento apocalíptico, em Israel. Embora aproximem-se mais da literatura profética, devido ao otimismo demonstrado com relação à história presente, as cartas dirigidas às Igrejas da Ásia Menor, segundo Ap 2-3, são marcadas por uma linguagem simbólica associada a momentos de crise, uma vez que o contexto dessas Igrejas, no final do primeiro século, é marcado pelo conflito com o Império Romano e com o Judaísmo. Assim, na segunda parte, a pesquisa nos mostra que a pressão exercida sobre as populações dominadas pelo Império Romano era muito forte, e a tentação de adaptar-se ao sistema imperial era muito grande. Jogava a favor do Império o movimento gnóstico, cujas teorias penetravam nas Igrejas com o apoio de lideranças e de membros das próprias comunidades cristãs. Ao dirigir-se então às sete Igrejas da Ásia Menor, o autor de Ap 2-3 pretende despertar as comunidades para uma ameaça que não era só externa, mas também interna, a saber: a penetração da heresia gnóstica, que favorecia a adaptação do cristianismo ao ambiente do Império Romano. Na terceira parte, constatamos que essa tentação de adaptar-se ao mundo continua muito presente em nossos dias. Continua muito atual, portanto, a mensagem contida nas cartas dirigidas às comunidades da Ásia Menor, que têm como primeira finalidade despertar os cristãos de sua acomodação e de seus compromissos com a ordem presente. Aos cristãos de hoje, seduzidos pela cultura atual e tão bem adaptados à sociedade, que já não percebem as contradições presentes nelas, o apelo é para que voltem a Jesus Cristo e retomem a conduta de outrora (cf. Ap 2,5), o que significa, muitas vezes, colocar-se na contramão da história, para testemunhar, no seio de uma comunidade cristã, que um outro mundo é possível.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/257
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priori_ml_tmp188.pdf950.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.