Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/256
Title: Educar para a paz: comportamentos pró-sociais
metadata.dc.creator: Muñoz, Manuel Alfonso Díaz
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Diálogo inter-religioso;Educação para a paz;Violência escolar;Comportamentos pró-sociais;Inter-religious dialogue;Peace education;School violence;Pro-social behavior;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 6-Jul-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: MUÑOZ, Manuel Alfonso Díaz. Educar para a paz: comportamentos pró-sociais. 2011. 382 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: O tema central da tese é a educação para a paz na escola. É abordado a partir da bibliografia disponível e da investigação realizada durante o ano letivo de 2009 com 151 adolescentes de quatro escolas da rede pública e particular da região metropolitana de Belo Horizonte. A pergunta fundamental e motivadora da tese é: é possível educar para a paz na escola? Com o foco nesta questão central e a partir da hipótese inicial de que na medida em que educarmos comportamentos pró-sociais na escola, inibiremos os comportamentos violentos, foi realizada a pesquisa de campo com o objetivo geral de investigar os fatores que, numa proposta de educação para a paz, favorecem o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais nos adolescentes e evitam comportamentos violentos no contexto escolar. Foram objetivos específicos da investigação realizada os seguintes: entender a educação para a paz como um compromisso fundamentado na experiência religiosa expressada nas diferentes tradições e como elemento central numa proposta de diálogo inter-religioso; estudar a adolescência como etapa privilegiada de intervenção psicopedagógica; analisar os efeitos da aplicação de um programa de intervenção psicopedagógica de educação para a paz na escola. A pesquisa combina métodos qualitativos e quantitativos ao usar o modelo experimental-estatístico, com um delineamento experimental multigrupo de medidas repetidas pré-teste/pós-teste, junto com o observacional-descritivo, privilegiando a observação participante. O primeiro capítulo é dedicado à fundamentação teológica da tese desde uma perspectiva pluralista e libertadora que privilegia o diálogo inter-religioso. O segundo capítulo é dedicado à fundamentação psicopedagógica da pesquisa e reflete sobre o binômio educação integral para a paz / comportamento pró-social. O terceiro capítulo descreve o percurso e a opção metodológica adotada na investigação. Finalmente o quarto analisa os dados coletados tomando como referência básica as quatro variáveis trabalhadas no programa de intervenção implementado com os adolescentes sujeitos da investigação e relacionadas todas elas com comportamentos pró-sociais: autoestima, expressão/compreensão de sentimentos, relações de cooperação e resolução de conflitos. A pesquisa constatou a efetiva diminuição dos comportamentos violentos dos adolescentes na sala de aula, especialmente nas escolas da rede pública participantes, junto com sinais de avanços na manifestação de comportamentos pró-sociais, mostrando que é possível e viável educar para a paz nas escolas através de programas de intervenção psicopedagógica específicos e de fácil implementação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/256
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diazmunoz_ma_td103.PDF3.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.