Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/246
Title: Efésios 5.21-33 como modelo de discurso de gênero
metadata.dc.creator: Guimarães, Simone Furquim
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Discurso;Enunciado;Religião;Violência;Mulher;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Discourse;Utterance;Religion;Violence;Women
Issue Date: 1-Jul-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: GUIMARÃES, Simone Furquim. Efésios 5.21-33 como modelo de discurso de gênero. 2011. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: A violência é tema recorrente na sociedade brasileira. Suas raízes remontam à antiguidade e seus efeitos permanecem, hoje, perceptíveis no cotidiano de muitas mulheres em todo o mundo. Sabe-se que, no Brasil, a cada 15 segundos uma mulher é agredida, e que a estatística perversa de mulheres mortas em seus lares é ainda motivo de tabu em muitos setores da sociedade. À luz dessa perspectiva de violência contra a mulher, a pesquisa bíblico-teológica de corte feminista vem produzindo análises relevantes a respeito do contexto sócio-religioso, e em diálogo com as pesquisas sociológicas vem possibilitando novos olhares sobre o problema. Dessa forma, a intenção neste trabalho é sondar o discurso presente na elaboração do texto de Efésios 5.21-33, o qual contém diretivas específicas para o comportamento da mulher cristã, e avaliar até que ponto tal diretiva se apóia em amplos movimentos culturais do contexto em que foi produzido e suas possíveis vinculações com a ulterior realidade religiosa.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/246
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guimaraes_sf_tmp172.pdf474.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.