Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/239
Title: Vidas de professoras: um contributo para o estudo das relações entre percursos de vida e ação pedagógica
metadata.dc.creator: Sousa, Rosane Aleluia Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Histórias de Vida;Narrativas;Historiar;Prática Pedagógica;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Life Stories;Narratives;Writing history;Pedagogical Practice
Issue Date: 13-Jul-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUSA, Rosane Aleluia Santos de. Vidas de professoras: um contributo para o estudo das relações entre percursos de vida e ação pedagógica. 2011. 52 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Vidas de professoras: um contributo para o estudo das relações entre percurso e ação pedagógica é um trabalho que apresenta reflexões sobre as histórias narradas por alguns professores alfabetizadores a fim de perceber as relações existentes entre percursos de vida e ação pedagógica destes profissionais. O trabalho está dividido em cinco partes, sendo que a primeira é a introdução, nela são apresentados os elementos influenciadores que conduziram à escolha do referido tema e o objetivo do trabalho. A segunda parte do trabalho está dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo é apresentada em forma de narrativa a história de vida da autora e como ela se tornou professora, a trajetória profissional e as inquietações que surgiram no decorrer da prática como docente no curso de pedagogia. O segundo capítulo contempla a trajetória da abordagem de história de vida nos últimos vinte anos até ser considerada como abordagem de pesquisa. Apresenta também pontos relevantes dos estudos que foram desenvolvidos por Marie-Christine Josso, António Nóvoa, Elizeu Clementino de Souza e outros autores que estudam o mesmo tema e que têm contribuído de forma significativa nos trabalhos sistematizados acerca de histórias de vida, nas autobiografias e nas experiências e aprendizagens construídas por estes autores no decurso de suas pesquisas. No capítulo subsequente são apresentadas as reflexões sobre o resultado dos registros das narrativas dos estudantes do curso de pedagogia sobre as fases da infância, da adolescência e da fase adulta. Neste capítulo, há uma preocupação em utilizar a narrativa como forma de reflexão que expressa as lembranças que estão na memória da pessoa e que apresentam elementos substanciais no trajeto de vida pessoal e profissional. O último capítulo é separado para as considerações finais, onde é evidenciada a importância da história de vida como forma de favorecer reflexões sobre experiências formadoras, um aprofundamento sobre conhecimento de si e uma tentativa de compreender a relação entre percurso de vida e a relação com práxis pedagógica.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/239
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sousa_ras_tmp183.PDF295.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.